Notícias Externas

Calendário de eventos astronômicos de 2019 está repleto de ocorrências

Professor Renato Las Casas, da UFMG, falou sobre os fenômenos em entrevista ao programa Conexões

Ano será repleto de chuvas de meteoros. Serão mais de 30, distribuídas por todos os 12 meses do ano
Ano será repleto de chuvas de meteoros. Serão mais de 30, distribuídas por todos os 12 meses do ano Domínio público

Se você gosta de observar o céu e acompanhar eventos astronômicos, 2019 parece ser um ano perfeito. O calendário astronômico está repleto de fenômenos como eclipses, super luas e chuvas de meteoro.

Já na semana que vem, na madrugada do dia 20 para o dia 21, pessoas de todas as regiões do Brasil poderão observar um eclipse lunar, que será acompanhado de uma super lua. O fenômeno é o primeiro de cinco eclipses da lua e do sol que vão ocorrer em 2019. Três deles serão visíveis ao menos parcialmente do Brasil. O ano será também repleto de chuvas de meteoros. São mais de 30, distribuídas por todos os 12 meses do ano.

O coordenador do Núcleo de Astronomia da UFMG, Renato Las Casas, professor do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), comentou o calendário e falou sobre os fenômenos, em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 15.

Ouça a conversa com Luíza Glória 15-01-2019.mp3

O Espaço do Conhecimento da UFMG produziu um calendário astronômico, de Solstício a Solstício. Nele, estão disponibilizados os eventos celestes que podem ser observados a olho nu, sem o auxílio de instrumentos. Assim, você pode programar suas observações com antecedência. O calendário está disponível no site do museu.

Produção de Giulliana Santos, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória