Saúde

Campanha pela doação de órgãos e tecidos para transplantes terá ações no Hospital das Clínicas

Setembro é o mês dedicado à causa; nos dias 25 e 27, haverá mesa-redonda e distribuição de material educativo

x
Doação de órgãos e tecidos para transplantes ainda é assunto tabu
Pixabay/ CC0 Creative Commons

No Brasil, setembro é o mês dedicado à doação de órgãos e tecidos. Para incentivar a causa, a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital das Clínicas da UFMG realizará, nos dias 25 e 27 de setembro, mesa-redonda e distribuição de material educativo no hall de entrada, com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre a morte encefálica e o processo de doação.

Apesar do tema já ser mais discutido nos últimos tempos, trata-se ainda de um assunto polêmico e de difícil entendimento, resultando em alto índice de recusa familiar. Estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) identificou três motivos principais para esse cenário, que não é exclusivo do Brasil: incompreensão da morte encefálica, falta de preparo da equipe para fazer a comunicação sobre a morte e crença religiosa.

No dia 25, será realizada a mesa-redonda Diagnóstico de morte encefálica, às 13h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina. O público-alvo são médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, residentes e estagiários do HC-UFMG, profissionais que atuam na comissão de doação de órgãos e tecidos e alunos de graduação e pós-graduação da UFMG na área da saúde.

Entre os palestrantes estão o médico Omar Lopes Cançado e Rafaela Cabral Gonçalves Fabiano, ambos do MG Transplantes, Ana Paula Gonçalves e Alexandre Cordeiro Ulhoa, médicos do HC-UFMG, Sandra Monetti Domont (Faculdade de Medicina e HC-UFMG), Fidel Castro Alves Meira (Hospital Risoleta Tolentino Neves), Vandack Alencar Nobre Júnior (médico do HC-UFMG) e Divina Elenice Cardoso Bessa (enfermeira HC-UFMG).

Em 27 de setembro, quando se comemora o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, a ação será na entrada do Hospital das Clínicas, das 7h às 13h, com entrega de materiais informativos sobre o processo de doação e decoração especial. 

As inscrições para a mesa-redonda estão abertas e podem ser realizadas por e-mail. O interessado deve enviar mensagem com o nome completo, CPF, vínculo, cargo e setor/unidade para o e-mail cihdott@hc.ufmg.br.  Mais informações estão disponíveis pelo telefone (31) 3409-9495.

Com Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas UFMG