Extensão

UFMG reforça serviços para fazer frente à ampliação das atividades presenciais

Restaurante Setorial 1 foi reaberto, Biblioteca Central passou a agendar horários para estudo 'in loco', e ônibus internos aumentaram circulação

O segundo semestre letivo da UFMG, que marca a adoção do ensino híbrido emergencial, foi iniciado com a retomada gradativa dos serviços de atendimento à população do campus Pampulha. Servidores relatam que já é possível perceber aumento no fluxo de carros e de pessoas transitando pelo campus, além do aumento do número de usuários das linhas de ônibus que rodam de graça na Universidade.  

A pró-reitora adjunta de Administração, Eliane Aparecida Ferreira, informa que a linha 3 do ônibus interno se somou à linha 2, que já estava em funcionamento com escala de férias. De acordo com ela, o reforço no transporte atende demanda crescente dos usuários. Em caso de necessidade, outras linhas poderão ser reativadas. Veja as linhas e a escala de horários dos ônibus que circulam no campus Pampulha.

A Biblioteca Central, que mantinha, até o mês passado, de forma presencial, apenas os serviços de empréstimo e devolução de livros, voltou a receber alunos e a disponibilizar as cabines de estudos. Para usar esses ambientes, os interessados devem agendar previamente.

O gerente dos restaurantes da UFMG, Marco Antônio Schaefer, conta que foram adotadas diversas medidas de segurança, como a implantação de barreiras de acrílico nas mesas para favorecer o distanciamento entre os usuários e deles com os atendentes. Fechado desde março de 2020, o Restaurante Universitário Setorial I foi reaberto no último dia 13, e seus serviços estão sendo retomados conforme as diretrizes da UFMG. Por enquanto, o RU I serve café da manhã e almoço, mas sua abertura para o jantar está sendo avaliada pela UFMG e pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), responsável por sua gestão.    

Entrevistados: Michele Martins, Paula Correia (médica veterinária), Moisés Coimbra (estudante de Educação Física), Eliane Aparecida Ferreira (pró-reitora adjunta de Administração) e Marco Antônio Schaefer (gerente dos restaurantes da UFMG) 

Equipe: Luiza Galvão (produção e reportagem), Ravik Gomes (imagens), Marcelo Duarte (edição de imagens) e Naiana Andrade (edição de conteúdo)