Formas de Ingresso

Candidatos podem consultar notas de corte da chamada regular

Calouros no campus Pampulha
Calouros no campus Pampulha Foca Lisboa / UFMG

Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) referentes às inscrições realizadas no primeiro dia de adesão ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2017/1 mostram que até às 19h desta terça-feira, 24, o número de estudantes inscritos chegou a 1.222.399 e o número de inscrições alcançou 2.365.170, uma vez que cada estudante pode fazer até duas opções de curso.

Nesta edição, o Sisu oferece 238.397 vagas em 131 instituições públicas de educação superior. Os resultados serão divulgados em 30 de janeiro.

Durante o período de inscrição no Sisu, que prossegue até às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira, 27, são calculadas diariamente as notas de corte – menor nota para que o candidato fique entre os potencialmente selecionados – em cada curso. O cálculo é feito com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência.

Segundo o MEC, a nota de corte é “apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada”. O cálculo não é feito em tempo real, e o resultado varia de acordo com a nota dos inscritos.

O candidato também pode consultar, em seu boletim –no site do Sistema – e por meio de aplicativo disponibilizado pelo MEC, sua classificação parcial na opção de curso escolhido.

De acordo com o Sisu, a classificação parcial é calculada com base nas notas dos candidatos inscritos na mesma opção, sendo, portanto, apenas uma referência durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados.

"No boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar sua classificação e o resultado final”, esclarece o MEC na página de perguntas frequentes sobre o processo.

O MEC também preparou um passo a passo para orientar os candidatos no processo de inscrição.

(Com Assessoria de Comunicação Social do MEC)