Notícias Externas

Carolina Maria de Jesus é a homenageada do Festival Livro na Rua 2021

Vera Eunice, filha da escritora, afirma interesse em escrever uma biografia de sua mãe e compara o cenário de pandemia à realidade da autora

Em 1960, Carolina se tornou conhecida internacionalmente após a publicação de seu primeiro livro, 'Quarto de Despejo'.
Em 1960, Carolina se tornou conhecida internacionalmente após a publicação de seu primeiro livro, 'Quarto de Despejo'. Domínio Público

A professora Vera Eunice de Jesus apresenta o bate-papo A Carolina foi a minha primeira aluna - Aprender e ensinar a partir de Carolina Maria de Jesus, nesta sexta-feira, 8. O evento integra a terceira edição do Festival Livro na Rua (Flir), sediado em Belo Horizonte, em que a escritora é a grande homenageada.

Vera Eunice é filha de Carolina Maria de Jesus e uma das personagens de Quarto de Despejo, lançado em 1960, onde a autora faz um relato biográfico de sua rotina como catadora de papel na favela do Canindé, em São Paulo. O livro se tornou um sucesso de vendas e, posteriormente, foi traduzido para 14 idiomas.

Em entrevista ao programa Universo Literário dessa quinta, 7, Vera Eunice de Jesus comentou sobre a obra de Carolina Maria e revelou estar escrevendo uma biografia de sua mãe, focada nos últimos anos de vida da escritora. Vera também ressaltou ainda não ter lido a principal obra de sua mãe, visto que os relatos carregam uma grande carga emocional, mas pretende mergulhar nessa leitura em breve, como parte do projeto biográfico.

"Meu objetivo é colocar a Carolina na literatura, ao lado de Machado de Assis; Clarice Lispector; João Cabral de Melo Neto. A influência dela é muito grande. Ela atinge todas as pessoas de todas as idades. [...] Eu acho que a pandemia acelerou [a influência de Carolina], porque as pessoas vivem a vida dela, exatamente como aconteceu 60 anos atrás. As pessoas ainda lêem muito Quarto de Despejo pra mim. É muito vigente com o que está acontecendo agora [...] e eu acredito que ainda vai [ser] por muitos anos", comentou a professora.

Vera Eunice também abordou a força da obra e da figura de Carolina nas escolas – e que ela pôde testemunhar nas instituições em que trabalhou e outras as quais apenas visitou - e rememorou as lembranças que têm da mãe. A professora ainda falou de projetos futuros, como os textos de diversos gêneros ainda inéditos de Carolina Maria de Jesus que pretende lançar, e iniciativas recentes, como a reedição de Casa de Alvenaria em dois volumes pela Companhia das Letras, publicações nas quais ela teve papel fundamental.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

O bate-papo com Vera Eunice de Jesus é nesta sexta, 8, às 19h, na Livraria Bantu, seguindo todos os protocolos sanitários exigidos nesse momento de pandemia. O endereço é Avenida dos Andradas, 367, no Centro. A programação completa do Flir 2021 e outras informações estão no site do Festival.

Produção: Alexandre Miranda e Flora Quaresma, sob orientação de Alessandra Dantas e Hugo Rafael
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Alessandra Dantas