Cartilha orienta a adoção de práticas e tecnologias sustentáveis

Captação de água pluvial, aquecimento solar e biodigestão são algumas das ações apresentadas no material

Equipe envolvida na elaboração da cartilha durante a Semana do Conhecimento de 2022
Equipe que elaborou a cartilha participou da Semana do Conhecimento de 2022 Foto: divulgação | Projeto Pequi

Captação de água pluvial, aquecimento solar, biodigestão e compostagem são algumas das tecnologias sustentáveis para aproveitamento dos recursos naturais apresentadas na cartilha Tecnologias socioecológicas: conhecer para conservar, conservar para ter sempre.

Com linguagem simples e acessível, ilustrações lúdicas e esquemas explicativos, o material foi elaborado no âmbito do Projeto Pequi, vinculado ao Laboratório de Sistemas Socioecológicos, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, com o objetivo de ampliar as possibilidades de aplicação das práticas socioecológicas.

“Algumas das práticas são acessíveis a qualquer pessoa, pois sua implementação depende de poucos recursos financeiros. São ações essenciais para a conservação ambiental”, explica a estudante do ICB Luísa Couto, que integrou a equipe de autores da cartilha.

Na publicação, está descrita a experiência de implementação de algumas tecnologias socioecológicas na agroindústria instalada na comunidade remanescente de quilombo de Pontinha, no município de Paraopeba (MG), onde foram construídas fossas sépticas ecológicas, sistemas de energia fotovoltaica e de captação da água da chuva.

Divulgação e reconhecimento
Além do formato digital, a cartilha está disponível também na versão impressa. O lançamento ocorreu na Escola Municipal Doutor Teófilo Nascimento. Na ocasião, foram promovidas atividades de educação ambiental com os professores, alunos e familiares.

O Projeto Pequi vai divulgar o produto também em outras escolas de Paraopeba e nos municípios vizinhos de Caetanópolis e Curvelo.

Em 2022, a cartilha foi tema de trabalho premiado por Relevância acadêmica na Semana do Conhecimento da UFMG. A publicação foi financiada pela Pró-reitoria de Extensão (Proex).

O Projeto Pequi nasceu em 2012 como desdobramento do Projeto Minhocuçu, que atua em questões socioambientais junto ao quilombo de Pontinha.  Assista ao vídeo para saber mais sobre os projetos.

Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão