Internacional

Cátedra coordenada pela UFMG promoverá fórum sobre direitos humanos e democracia na AL

Evento reunirá universidades e lideranças em Santiago; abertura, nesta terça-feira, dia 6, terá conferência do ex-presidente do Uruguai, José Mujica

O ex-presidente José Mujica, do Uruguai, fará a conferência de abertura do fórum
O ex-presidente José Mujica, do Uruguai, fará a conferência de abertura do fórum Foto: Fernando Frazão | Agência Brasil

A Cátedra de Direitos Humanos  da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) realizará, nos dias 6 e 7 de dezembro, o 2° Fórum de Direitos Humanos, na Universidade do Chile.

Com o tema Direitos humanos e democracias contemporâneas, o evento reunirá representantes de universidades associadas à cátedra, que é coordenada pela UFMG, e lideranças latino-americanas para promover discussões sobre direitos humanos, democracia, cultura de paz e relações entre universidade e sociedade.

programação do evento, que terá transmissão pelo canal da AUGM no YouTube, prevê conferências, mesas, atividades culturais e o primeiro encontro regional da Rede de Articulação com o Meio Ambiente do Consórcio de Universidades do Estado do Chile (CUECH).

Na terça-feira, dia 6, às 18h, o fórum será aberto pela reitora da UFMG e atual presidente da AUGM, Sandra Regina Goulart Almeida. O ex-presidente uruguaio José Mujica fará a conferência Direitos humanos e democracias contemporâneas Na quarta, dia 7, às 9h, Pepe Mujica se reunirá com entidades estudantis, e, na sequência, às 11h30, será realizada mesa sobre experiências de universidades públicas.

Declaração Universal e Pacto de San José
A Cátedra de Direitos Humanos da AUGM é coordenada, desde dezembro de 2020, pela UFMG e tem o objetivo de fortalecer a cooperação entre as universidades públicas do continente nesse campo de atuação.

O fórum será o primeiro encontro presencial da cátedra. Nesta edição, as atividades enfatizam o 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e o 55º aniversário do Pacto de San José.

A cátedra reúne representantes de universidades de Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Bolívia.

Entre outras atividades, a cátedra promoveu duas edições da Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos. A primeira, no campus Pampulha, foi realizada em fevereiro de 2020 e reuniu estudantes, profissionais, servidores docentes e técnico-administrativos da UFMG, gestores, representantes de movimentos sociais e de políticas públicas, muitos deles oriundos de países latino-americanos. As aulas foram ministradas por docentes da própria UFMG, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidad Nacional del Litoral (Argentina) e da Universidad de la Republica (Uruguay).

A segunda edição, em 2021, teve 10 aulas ministradas virtualmente, de junho a setembro, por professores de 12 instituições, como as universidades do Chile, Mayor de San Andrés (Bolívia) e Nacional do Litoral (Argentina).

Dirigentes das universidades da AUGM reunidos em Montevidéu, em março deste ano, durante as celebrações dos 30 anos da entidade
Dirigentes das universidades da AUGM reunidos em Montevidéu, em março deste ano, durante as celebrações dos 30 anos da entidade Foto: Divulgação AUGM

Vocações compartilhadas
A Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) reúne 41 instituições de países da América do Sul que compartilham vocações e características que possibilitam desenvolver atividades de cooperação com perspectivas concretas de viabilidade.

Criada em 1991, a entidade tem sua atuação pautada pelo objetivo de contribuir para a consolidação de massa crítica de alto nível, para a transferência tecnológica em áreas estratégicas, para o desenvolvimento das populações da região e para a difusão dos conhecimentos capazes de beneficiar a sociedade.

A reitora Sandra Goulart Almeida cumpre o seu segundo mandato à frente da instituição.

Com Assessoria de Comunicação da Proex