Pesquisa e Inovação

Ceale Debate aborda leitura e escrita de gêneros textuais na alfabetização

Palestra será proferida pela professora Valéria Resende, da FaE, no próximo dia 24

Na palestra serão apresentadas atividades com foco em gêneros textuais específicos para 1º e 3º anos do ensino fundamental
Na palestra, serão apresentadas atividades com foco em gêneros textuais específicos para 1º e 3º anos do ensino fundamental Arquivo / Agência Brasil

Para ensinar um gênero textual, devem ser criadas condições para que a criança compreenda a sua estrutura composicional e sua função social, para então produzi-lo na escola e fora dela, defende a professora Valéria Resende, da Faculdade de Educação (FaE), que fará palestra no próximo dia 24, na série Ceale Debate.

Promovido pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), o evento será realizado das 19h30 às 21h30, no auditório Neidson Rodrigues, da FaE, campus Pampulha. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por formulário disponível na internet.

Valéria Resende vai apresentar sequências didáticas de leitura e escrita de gêneros textuais, desenvolvidas em turmas de alfabetização em uma escola pública, tendo como referencial teórico as perspectivas sociointeracionista e discursiva.

A professora apresentará um conjunto de atividades de ensino, com foco em gêneros textuais específicos para primeiro e terceiro anos do ensino fundamental, planejado progressivamente, com o intuito de propiciar a construção de conhecimento sobre um determinado gênero textual.

Com Assessoria de Comunicação do Ceale