Ensino

Cedecom seleciona bolsistas de jornalismo e fotografia

Estudantes a partir do 3º período podem se candidatar; inscrições, on-line, seguem abertas até 14 de fevereiro

A Agência de Notícias receberá bolsistas para produção de conteúdo informativo para o Portal e Boletim UFMG
Agência de Notícias receberá bolsista para produção de conteúdo jornalísticoFoto: Foca Lisboa | UFMG

Estão abertas, até 14 de fevereiro, as inscrições para seleção de cinco bolsistas de graduação para o Programa Conexões: comunicação institucional no cenário contemporâneo e para o Projeto de extensão Comunicação e divulgação científica em rede. A atuação dos selecionados será no Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom), com jornada de quatro horas diárias, e eles produzirão conteúdo informativo (estudante a partir do terceiro período do curso de Jornalismo) e fotográfico (estudante de graduação em qualquer área, a partir do terceiro período). O Cedecom é o órgão auxiliar da Reitoria responsável pela gestão da comunicação institucional da UFMG.

Para se inscrever, o interessado deve encaminhar os documentos exigidos conforme edital para o e-mail estagioscedecom@gmail.com com o assunto: “Seleção de bolsistas 01/23”. Ele precisa informar, no corpo do e-mail, a atividade pretendida (produção de conteúdo informativo ou fotografia). A seleção ocorrerá em duas etapas: análise de documentos e entrevista.  

Os estudantes selecionados vão atuar na produção de conteúdo informativo para as mídias da UFMG gerenciadas pelo Cedecom: Agência de Notícias (Boletim e Portal UFMG), Rádio UFMG Educativa (núcleo de produção) e TV UFMG (produção e reportagem). O bolsista que dará suporte à área de fotografia precisa  ter conhecimentos básicos de fotografia e os softwares gráficos Photoshop e Lightroom.

Valores
São três bolsas PBEXT de R$ 400 e duas bolsas PBEXT – Ação Afirmativa, no valor de R$ 500 (sem vínculo empregatício e sem vale-transporte). A bolsa PBEXT – Ações Afirmativas é exclusivamente destinada  a estudantes que ingressaram na UFMG pelo sistema de cotas e/ou estão classificados socioeconomicamente nos níveis I, II ou III pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), estudantes que são mães de crianças cursando o ensino infantil ou fundamental na rede pública de ensino, estudantes travestis e transexuais, estudantes com deficiência, indígenas, quilombolas e refugiados. O período de vigência do estágio será de 12 meses a partir de 1º de março próximo.