Arte e Cultura

Centenário de criação dos personagens Tommy e Tuppence, de Agatha Christie, é celebrado em 2022

Há 100 anos, a Rainha do Crime lançava ‘O Inimigo Secreto’, livro que marca estreia do célebre casal de detetives

Histórias de Tommy e Tuppence são retratadas nos livros 'O Inimigo Secreto', 'Sócios no Crime', 'N ou M'?, 'Um Pressentimento Funesto' e 'Portal do Destino'
Tommy e Tuppence aparecem nos livros 'O Inimigo Secreto', 'Sócios no Crime', 'N ou M'?, 'Um Pressentimento Funesto' e 'Portal do Destino' Divulgação

A escritora inglesa Agatha Christie, nascida em 1890, é uma das romancistas mais renomadas do mundo. Conhecida também como a Rainha do Crime, ela se destacou por seus romances policiais, como O Assassinato no Expresso do OrienteMorte no Nilo e Os Crimes ABC, assim como personagens marcantes como Hercule Poirot e Miss Marple. Há 100 anos, em 1922, Christie lançou o livro O Inimigo Secreto, um thriller que marcou a estreia de dois de seus personagens mais emblemáticos: o casal de detetives Tommy e Tuppence. 

Enquanto Tommy é analítico, sempre pensando de forma lógica, Tuppence confia em sua intuição. Juntos, a dupla se tornou o único casal da autora a aparecer em mais de um livro, em narrativas cheias de espionagem, mensagens cifradas, segredos de Estado, fugas, perseguições, reviravoltas. As histórias da dupla são retratadas nos livros O Inimigo Secreto, Sócios no Crime, N ou M?, Um Pressentimento Funesto e Portal do Destino, que acompanham a dupla desde sua primeira investigação, a formação de sua agência de detetives, até depois de sua aposentadoria. 

Nesta sexta-feira, 21, o programa Universo Literário convidou o embaixador de Agatha Christie no Brasil, o escritor Tito Prates, para um bate-papo sobre o casal de detetives Tommy e Tuppence, que completa seu centenário neste ano. O entrevistado deu mais detalhes sobre os personagens e contou a história que inspirou a autora a criar o casal, que representa a própria Agatha Christie e seu segundo marido e a relação entre eles. 

Prates também falou sobre as adaptações cinematográficas da obra de Agatha Christie e explicou que a temática e atmosfera das histórias da dupla são bastante características, sempre relacionadas à espionagem. Para o embaixador, por serem mais afetivos, Tommy e Tuppence acabam sendo menos conhecidos em comparação aos demais personagens da inglesa, apesar de curiosamente serem responsáveis por atrair mais atenção quando lançados. “É exatamente a vidinha dela, são histórias dela, e ela criou esses dois personagens para passar essa vivência mais pessoal, misturada com aventura para justificar o livro”, explicou o escritor.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

Os livros da série de histórias protagonizadas pelo casal de detetives Tommy e Tuppence, além de várias outras obras de Agatha Christie, são publicadas no Brasil pela editora Globo Livros, e podem ser encontradas em bibliotecas e livrarias digitais ou físicas.

Produção: Alexandre Miranda e Nicolle Teixeira, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Hugo Rafael