Arte e Cultura

Centro Cultural da UFMG homenageia a filósofa Sônia Viegas em edição do CineCentro

Edição deste mês do projeto traz a mostra 'Sônia Viegas – Reflexões filosóficas sobre o cinema'

Professora e filósofa é considerada um importante expoente para a produção cultural da cidade na década de oitenta.
Professora e filósofa Sônia Viegas é considerada um importante expoente para a produção cultural da cidade na década de oitenta Imagem> Acervo Sônia Viegas

O projeto CineCentro - CineClássicos Quarentena do Centro Cultural da UFMG retoma as atividades neste mês com a mostra Sônia Viegas – Reflexões filosóficas sobre o cinema, em homenagem à filósofa e professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. 

Sônia Viegas faleceu precocemente aos 45 anos em decorrência de uma luta de três anos contra um câncer. Em vida, a literatura ocupou um papel importante em suas inspirações desde a infância, e posteriormente seus estudos na filosofia também convergiram para a literatura.

A sua dissertação de mestrado com o tema A palavra poética e a palavra filosófica no Grande Sertão: Veredas foi publicada também como livro com o título A vereda trágica do Grande Sertão: Veredas. Além disso, com a ajuda de professores como Padre Vaz e Moacyr Laterza da UFMG, ela orientou seus estudos e escritos para a filosofia da cultura, antropologia, estética, filosofia da arte e para os filósofos existencialistas. Com toda essa experiência, se tornou uma “pensadora da cultura” e um importante expoente para a produção cultural da cidade na década de oitenta. 

Na programação da mostra serão exibidos os filmes Gritos e Sussurros de Ingmar Bergman, São Bernardo de Leon Hirszman, O Selvagem da Motocicleta de Francis Ford Coppola, A Festa de Babette de Gabriel Axel e O Sacrifício de Andrei Tarkovsky. Também será apresentado o vídeo documental sobre Sônia Viegas, com entrevista de Miriam Campolina ao blog Mulheres na Filosofia.

Para saber mais sobre a vida e obra da filósofa, e sobre como o CineCentro homenageará Sônia Viegas, o programa Noite Ilustrada recebeu a filha da professora, Mônica Viegas.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Produção: Isadora Oliveira e Maron Filho
Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Hugo Rafael