Arte e Cultura

Centro Cultural oferece curso de criação e performance artística

Objetivo é unir prática e teoria
Objetivo é unir prática e teoria Divulgação

O Centro Cultural UFMG vai oferecer, de 30 de maio a 4 de junho, curso de criação e performance com a participação dos artistas Elisa Belém e Flávio Rabelo. As inscrições deverão ser feitas até o dia 27.

O objetivo é unir prática e teoria, com base em uma revisão dos trabalhos de artistas visuais e cênicos da contemporaneidade, de modo que o corpo seja encarado como meio e suporte para a composição da cena.

Com abordagem prática e reflexiva, focada na apropriação de rituais e comportamentos cotidianos, a atividade envolve ações individuais e coletivas. Em aulas expositivas, será apresentado panorama histórico da emergência da linguagem da performance art e dos happenings nos Estados Unidos, principalmente com base nas proposições dos grupos Judson Dance Theatre e Living Theatre.

A oficina, que será realizada das 9h às 13h, é destinada a estudantes de teatro, de dança, de artes visuais, de música e de literatura, maiores de 18 anos. Os interessados devem se matrícular no Centro Cultural (Av. Santos Dumont, 174, Centro). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8290.

Os artistas-professores
Elisa Belém é atriz e pesquisadora da área de artes da cena. Tem pós-doutorado em Artes pela Escola de Belas-Artes da UFMG, doutorado em Artes da Cena pela Unicamp e mestrado em Teatro (Estudos da Performance) pela University of London. Participou como atriz, criadora e coordenadora de criação em diversas cenas curtas e espetáculos teatrais, como Paisagens poéticas: o nome disso é rua e Haikai – Somente as nuvens nadam no fundo do rio.

Flávio Rabelo tem experiência transdisciplinar, atuando principalmente em teatro, performance, dança e intervenções públicas. É doutor em Artes da Cena pela Unicamp, mestre em Artes pela Unicamp. É sócio-fundador do Cambar Coletivo e artista pesquisador do Núcleo Fuga!/Lume/Unicamp. Participou como performer de eventos diversos, como a Virada Cultural de São Paulo e o Encontro Performance Sesc Campinas.

Com Assessoria de Comunicação do Centro Cultural UFMG