Ensino

Centro Pedagógico seleciona bolsistas para projetos da Educação de Jovens e Adultos

Inscrições podem ser realizadas até 8 de abril

Centro Pedagógico no campus Pampulha oferece turmas de EJA de ensino fundamental e médio
Centro Pedagógico, no campus Pampulha, oferece turmas de EJA de ensino fundamental e médio Lucas Braga | UFMG

Termina na próxima sexta-feira, 8 de abril, o prazo de inscrição para preenchimento de duas vagas para bolsistas de língua estrangeira (espanhol) e formação de cadastro de reserva para química, física, português e matemática no Projeto de Ensino Fundamental e de Jovens e Adultos, segundo segmento (Proef-2), e no Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos (Proemja), do Centro Pedagógico da UFMG.

Podem se inscrever graduandos do terceiro ao penúltimo período, regularmente matriculados nos cursos de licenciatura da UFMG. Também podem se candidatar licenciados que estejam em continuidade de estudos em bacharelado na própria Universidade. As inscrições são feitas exclusivamente pelo e-mail inscricaobolsistaejacp@gmail.com.

No campo "assunto", o candidato deve identificar em qual área pretende concorrer e anexar os seguintes documentos: currículo completo (dados pessoais, dados acadêmicos, telefones e e-mail de contato), cópia do histórico escolar da graduação atualizado, em formato PDF (emitido pelo Siga MinhaUFMG), comprovante de matrícula do primeiro semestre de 2022 (também emitido pelo Siga) e carta em que o candidato deve justificar seu interesse em trabalhar com a EJA e discorrer sobre suas expectativas (arquivo em PDF).

Seleção
A avaliação dos candidatos será nos dias 11 e 12 de abril, por meio de plataforma virtual (Google Meet ou similar) ou de forma presencial, a critério da banca. As informações sobre data, horário e meio utilizado serão enviadas para o e-mail do candidato.

O processo de seleção compreenderá análise do currículo, entrevista e a carta de intenções do candidato. As aulas serão ministradas no turno da noite, e os bolsistas deverão ter disponibilidade de trabalhar das 18h às 22h, ao menos duas vezes por semana.  A carga horária é de 20 horas semanais, de acordo com as demandas dos projetos. Além disso, o candidato deve ter disponibilidade para participar de reunião de formação geral às sextas-feiras, das 17h  às 19h, e reservar duas tardes e/ou manhãs para viabilizar a negociação sobre horários de orientação de área e de equipe.

No caso das vagas de ensino de espanhol, o candidato que cursa a graduação no noturno poderá cumprir a carga horária mínima de quatro horas, distribuída ao longo da semana, de segunda a quinta-feira, no Proef 2, e de segunda a sexta-feira, no Proemja, de acordo com a disponibilidade dos candidatos e conforme o quadro de horários das equipes dos projetos.

As bolsas mensais serão de R$ 400, sem vínculo empregatício. O contrato vai vigorar de 13 de abril de 2022 a 28 de fevereiro de 2023.

Mais informações estão disponíveis no edital.