'Chá de pintura' reúne obras de alunos das disciplinas de ateliê da EBA

O processo de curadoria reuniu desde peças abstratas até representações mais formais. Marina Gontijo / UFMG

O mezanino da Reitoria abriga, até 22 de setembro, a exposição Chá de pintura, que reúne trabalhos dos alunos da habilitação em pintura do curso de artes visuais da Escola de Belas Artes. As obras foram desenvolvidas no âmbito das disciplinas de Ateliê 2 e Ateliê 3, ministradas, respectivamente, pelas professoras Christiana Quady, também curadora da mostra, e Andrea Lanna.

Durante as aulas no primeiro semestre do ano, as duas turmas, compostas de 13 alunos, desenvolveram várias obras, das quais algumas foram selecionadas para a exposição. Tendo em vista a liberdade criativa dos artistas, o processo de curadoria reuniu desde peças abstratas até representações mais formais. Na montagem, as obras foram agrupadas de acordo com as afinidades técnicas e temáticas.

Os alunos expositores são Ana Cláudia Assunção, Anna Queiroz, Arthur Bicalho, Gabriel Lavarini, Gabriella Lemos, Huliane Souza, Jenifer Costa, Keila LiN, Letícia Proença, Lucianita Moraes, Mateus Mageste, Núbia Maria e Alessandra Filardi.

Para Quady, as disciplinas são um ambiente de trabalho, imersão e compartilhamento artístico. “Foi desse espaço de imersão e de difusão de ideias que surge o título Chá de pintura, num paralelo com o processo de infusão, em que a substância é imersa no recipiente para se chegar ao resultado final”, explica.