Notícias Externas

Chamada da Fapemig destinará R$ 25 milhões para redes de pesquisa

Projetos de pesquisa desenvolvidos em rede por diferentes instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs) mineiras podem se candidatar a apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). Os interessados devem enviar seus projetos até 24 de outubro, por meio do Sistema Everest. Serão investidos R$ 25 milhões nas propostas selecionadas.

O Programa de Apoio às Redes de Pesquisa incentiva a colaboração interinstitucional em torno de temas estratégicos para Minas Gerais. O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, destaca o compartilhamento de infraestrutura e a troca de informações como requisitos do Programa. “Essa é uma iniciativa importante para a Fundação, tanto que, apesar das dificuldades, foi decidido que o orçamento global será mantido.”

A Fapemig tem 13 redes de pesquisa cadastradas. Em agosto, seus representantes participaram de seminário de avaliação, no qual apresentaram seus principais resultados a uma comissão especial formada por especialistas externos à Fundação. Uma novidade da chamada é que essa avaliação será computada para a nota final com peso de 40% a favor daquelas redes que decidirem apresentar novamente propostas de financiamento.

A chamada está disponível no site da Fapemig. Informações podem ser solicitadas por e-mail na central de informações da Fundação: ci@fapemig.br.

Painéis bordados: água, cultura e ecologia

Com Assessoria de Comunicação da Fapemig