Notícias Externas

Cia Luna Lunera lança espetáculo ‘Urgente’ em livro, como parte das comemorações dos 20 anos

Peça de 2016 que dialoga com o momento atual de isolamento e crise também será reexibida on-line na próxima semana

Publicação em parceria com o Areas Coletivo integra a coleção Teatro Contemporâneo
Publicação em parceria com o Areas Coletivo integra a coleção Teatro Contemporâneo Site Cia Luna Lunera/Reprodução

A Cia. Luna Lunera, uma das mais importantes companhias de teatro brasileiras, lança o livro Urgente. Em parceria com a editora Javali, a primeira publicação da trupe apresenta a dramaturgia do espetáculo de mesmo nome, lançado em 2016 com direção do Areas Coletivo, do Rio de Janeiro. A narrativa propõe uma reflexão sobre as relações com o tempo, o cumprimento de tarefas intermináveis e sonhos e desejos adiados para um futuro desconhecido. Os personagens vivem em risco constante num espaço pequeno e a história é atravessada por recortes de retrospectivas da vida dos atores, o que reflete uma das vertentes da Luna, o trabalho autobiográfico.

O desenvolvimento do espetáculo contou com a interlocução dramatúrgica do escritor Carlos de Brito e Mello, que contribuiu para manter a multiplicidade de linguagens característica dos trabalhos da companhia, ao conectar a literatura, a filosofia e a poética da peça. O evento de lançamento do livro faz parte da programação da Mostra Luna Lunera 20 Anos, que celebra as duas décadas do coletivo. A trupe possui oito trabalhos em seu repertório e já realizou cerca de mil apresentações de seus espetáculos dentro e fora do Brasil. 

Para falar sobre o lançamento do livro Urgente e as duas décadas de atividade do grupo, o programa Conexões dessa sexta, 8, teve como convidado o ator e coordenador geral da Mostra Luna Lunera 20 Anos, Marcelo Souza e Silva. Ele comentou como tem sido especial a interação on-line com o público nas comemorações, a despeito da falta que faz o contato pessoal, e ressaltou o ganho de estar em contato com outras pessoas e parceiros de diferentes estados do Brasil. O ator também abordou algumas características do grupo, como a participação do público, que é convidado a assistir ensaios e opinar na construção cênica, e os recortes autobiográficos que compõem as peças. Eles estão presentes desde Não Desperdice sua Única Vida ou..., lançado em 2005, por incentivo da diretora do espetáculo, Cida Falabella.

Cena de  'Urgente', espetáculo lançado em 2016 que vai ser exibido on-line no próximo dia 14
Cena de 'Urgente', espetáculo lançado em 2016 que vai ser exibido on-line no próximo dia 14 Tiago Lima/Facebook Cia Luna Lunera

Marcelo ressaltou o valor dos textos que acompanham o livro Urgente – o prefácio do Areas Coletivo (RJ), que cocriou e dirigiu o espetáculo; o posfácio assinado pelo mestre em Antropologia Social Sérgio Gomes e o pesquisador e professor de Métodos de Pesquisa Jean-Luc Moriceau; e a orelha escrita pela jornalista, crítica e pesquisadora teatral Soraya Belusi. Segundo o ator, foi uma oportunidade da companhia refletir sobre a própria história. Ele também destacou a importância de lançar o livro no atual momento, uma vez que a narrativa guarda paralelos com o isolamento social imposto pela pandemia e contexto sócio-político de 2021.

“Uma das premissas da trama é um espaço que tem rachaduras. Se a gente pensa hoje na sociedade, ela está tão saturada, a gente observa rachaduras em tantos aspectos politicamente falando, socialmente, a gente agora está num abismo econômico também, por conta da pandemia e do equivocado gerenciamento desse contexto. Metaforicamente, a gente pode entender essas rachaduras como algo constituinte desses nossos tempos atuais. Também tem uma reflexão sobre o ensurdecimento. Tem uma personagem que passa por esse processo fisicamente, mas metaforicamente todos os personagens passam. Eles não se escutam muito, têm divergências enormes e é difícil eles conseguirem dialogar sobre essas divergências, o espaço está por cair e eles ignoram completamente isso. E a gente também está em uma sociedade em que e agente observa essa iminência de uma crise tremenda e, de certa forma, tem vivenciado um pouco esse ensurdecimento e esse adormecer da população”, refletiu.

Ouça a entrevista completa pelo Soundcloud.

A live de lançamento do livro Urgente, da Cia. Luna Lunera e Areas Coletivo, será realizada neste sábado, 9 de outubro, às 18h, no canal da companhia no YouTube e conta com tradução em Libras.

Logo depois da transmissão, a publicação estará à venda no site oficial da trupe e também estão programados sorteios pelo Instagram do grupo. Para concorrer é só participar da live de lançamento e escrever Urgente no chat.

Na quinta, 14, às 20h, o espetáculo vai ser apresentado pelo canal do YouTube e ficará disponível até a segunda seguinte, 18.

Produção: Enaile Almeida e Nicolle Teixeira, sob orientação de Hugo Rafael e Alessandra Dantas
Publicação: Alessandra Dantas