Saúde

Ciclo 'DesConstruções' promove debate sobre loucura e sofrimento mental

Evento será realizado na sexta-feira, 11, na Face

Grupo de pacientes deixa as obras de construção da Colônia dos Alienados de Barbacena, em 1921
Grupo de pacientes deixa as obras de construção da Colônia dos Alienados de Barbacena, em 1921 Domínio público / Acervo Arquivo Nacional

Com o objetivo de desmitificar o estigma e o preconceito que cercam a loucura e as pessoas com sofrimento mental, o Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (Neos) promove, na sexta-feira, 11, a partir das 9h, o ciclo de debates DesConstrução com o tema Sofrimento mental de quem? Loucura: mito, estigma e preconceito. O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado no auditório 2 da Face, campus Pampulha.

Segundo a OMS, uma a cada dez pessoas no mundo apresenta algum tipo de distúrbio mental, e no Brasil esse número chega a 23 milhões de pessoas (IBGE 2010). Muito já se avançou na desmitificação da loucura desde a reforma psiquiátrica implantada no país na década de 1980. Ela defende a sociabilidade – em contraponto à hospitalização que predominava até então – do indivíduo que precisa de tratamento.

Superação do estigma
O Neos encara a loucura como uma construção e não como incapacitante ou passível de isolamento. Com o debate, o grupo pretende direcionar olhares para modelos que visam à superação do estigma e do preconceito que cercam o assunto.

O debate contará com a participação de Virgílio de Mattos, advogado criminalista, doutor em Evolução dos Direitos e Novos Direitos e integrante do Fórum Mineiro de Saúde Mental, e Patrícia Siqueira Silveira, coordenadora do Projeto Inclusão de Pessoas com Deficiência em Minas Gerais, da Superintendência Regional do Trabalho. A mediação será feita pela doutoranda Fabiana Florio, do Programa de Pós-graduação em Administração do Ceapead/UFMG e pesquisadora do Neos.

Para participar, é necessário fazer inscrição prévia online. Mais informações estão disponíveis no site do Neos ou podem ser solicitadas pelos telefones (31) 3409-7235 e 3409-7238.