Notícias Externas

Cine Theatro Brasil completa 90 anos de fundação

Pesquisadora e coordenador de cultura contam a história desse espaço icônico da capital mineira

O Cine Theatro Brasil foi inaugurado em 14 de julho de 1932.
O Cine Theatro Brasil foi inaugurado em 14 de julho de 1932. Acervo Cine Brasil

Uma das edificações mais notórias de Belo Horizonte, o Cine Theatro Brasil completa 90 anos neste 14 de julho. Um edifício alto e imponente, que chama a atenção dos passantes pelos vitrais, é o primeiro do estilo art deco em Minas Gerais, influenciando os projetos arquitetônicos de edifícios muito conhecidos, como a prefeitura.  Desde sua inauguração, com a exibição da produção estadunidense “Deliciosa”, com a presença de uma das estrelas do filme, o ator Raul Roulien, firmou-se como um dos espaços culturais mais importantes da cidade. Recebeu óperas, peças de teatro, concertos, filmes, bailes de carnaval e até interessados em ter visão privilegiada da Serra do Curral e da cidade. Mais de cinco mil pessoas estiveram lá em seu primeiro dia, e milhões passaram por lá e interagiram com ele nestes quase cem anos. Foi fechado em 1999 e assim ficou até 2013, quando foi reinaugurado, trazendo painéis da série Guerra e Paz do pintor Cândido Portinari.  Não podemos pensar Belo Horizonte sem mencionar esse cidadão ilustre, que hoje atende por Cine Theatro Brasil. 

O programa Noite Ilustrada convidou para uma conversa sobre esses 90 anos o Cleidisson Dornelas, coordenador de cultura do Cine Theatro Brasil. Na entrevista, ele falou sobre o espaço físico, sua relação com a dinâmica da cidade e sobre as várias programações que já ocuparam e ainda vão ocupar o lugar. 

Ouça a conversa com o apresentador Luiz Fernando Freitas. Na sequência, a produtora Clarice Filgueiras faz um relato sobre o espaço, a partir de uma visita guiada, que fez a convite do Cine Theatro Brasil.

A história do Cine Theatro Brasil há muito tempo se mistura com a história de Belo Horizonte, despertando curiosidade, interesse, e modificando a relação da cidade consigo mesma. Nas comemorações dos 90 anos, é fundamental saber o que estamos comemorando, o que aconteceu no espaço nesse tempo todo. Por isso, o produtor Guilherme Thomaz conversou com a pesquisadora Vanessa Viegas, autora do livro Na Cultura e na Memória da Cidade,  que conta a história do Cine Theatro Brasil. O livro é um registro de textos, imagens e depoimentos que remontam a quase centenária história desse lugar tão importante BH, e pode ser acessado gratuitamente no site do espaço.

Ouça a conversa com o produtor Guilherme Thomaz:

O Cine Theatro Brasil está com programação especial para as comemoração dos 90 anos. A programação vai até o fim do mês de julho  e termina com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, que vai apresentar o concerto Música de Cinema, no dia 29 de julho. Sob a regência do maestro Sérgio Gomes, o repertório traz músicas de Harry Potter, Star Wars, Indiana Jones, Jurassic Park, e muito mais. Para saber mais sobre as programações do Cine Theatro Brasil, acesse cinetheatrobrasil.com.br.

Produção: Clarice Filgueiras e Guilherme Thomaz, com orientação de Luiza Glória e Breno Rodrigues