Notícias Externas

Coleção 'BH. A Cidade de Cada Um' ganha edição dedicada à história de Venda Nova

Obra escrita pelo historiador Bruno Viveiros resgata narrativas esquecidas da região, mais antiga que a capital, entrelaçadas com memórias afetivas do autor

Lançamento será no sábado, 27, com sessão de autógrafos do pesquisador, que nasceu e cresceu em Venda Nova Bianca de Sá/Divulgação

Desde 2004, a coleção BH. A Cidade de Cada Um reúne livros que abordam a história, a cultura e os personagens de diferentes bairros e regiões de Belo Horizonte. A série busca criar uma memória afetiva da cidade e se baseia nas vivências pessoais dos autores, escolhidos pela ligação afetiva com o lugar retratado, como é o caso do historiador Bruno Viveiros Martins. Neste sábado, 27, o autor lança o mais novo título da coleção, dedicado à região onde nasceu e cresceu, Venda Nova.

Além da experiência pessoal de Viveiros, a edição explora a origem, a história e as manifestações culturais do local, a partir do processo de pesquisa e de entrevistas com moradores e figuras notórias, como a dupla Neyde & Nancy, o chargista Duke e o humorista Geraldo Magela, o 'Ceguinho'.

Nesta sexta-feira, 26, o historiador e professor do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte Bruno Viveiros, que também é apresentador do programa Decantando a República, na Rádio UFMG Educativa, participou do Universo Literário e deu mais detalhes sobre sua relação pessoal com Venda Nova e a produção do livro. Os relatos nos quais a obra foi baseada foram coletados durante a pandemia, por meio de telefonemas com pessoas de diferentes setores e esferas culturais da região.

"Lá perto da minha casa, no São João Batista, tinha uma mercearia, que era a 'Mercearia do Zé'. Lá tinha de tudo. Era o ponto de encontro das pessoas para falar de futebol, das notícias e comentar casos. O nome da própria região, Venda Nova, é decorrente dessa característica histórica de ser um lugar que nasceu a partir da criação de vendas, ou 'secos e molhados', como se falava no século 19. Isso é um exemplo da maneira como o livro foi escrito, eu tenho memórias afetivas de infância, adolescência e da fase adulta, mas alguns temas me levam a viajar pelo tempo. Eu entro no passado para tentar seguir o novelo da história", explicou o pesquisador.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

BH. A Cidade de Cada Um: Venda Nova será lançado neste sábado, 27, às 11h, na Livraria Ouvidor Savassi, que fica na Rua Fernandes Tourinho, 253, bairro Funcionários. Haverá sessão de autógrafos do autor e venda de exemplares. O uso de máscara cobrindo boca e nariz é obrigatório. Não esqueça de higienizar as mãos com frequência e manter o distanciamento social.

Produção: Alexandre Miranda e Nicolle Teixeira, sob orientação de Luiza Glória e Alessandra Dantas
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Alessandra Dantas