Ensino

Coltec promove educação inclusiva de jovens autistas

Currículo flexibilizado e capacitação de professores e monitores são suportes no aprendizado

A campanha nacional Abril Azul de 2023 chamou a atenção para a inclusão de pessoas com Espectro do Transtorno Autista (TEA), com o lema Mais informações, menos preconceito

O Colégio Técnico (Coltec) recebeu o primeiro aluno com autismo em 2016. Atualmente, são quatro, sendo dois com diagnósticos confirmados e os outros ainda não conclusivos.

No início do processo educacional com estudantes autistas, a instituição conta com o apoio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI-UFMG) e do Laboratório de Estudo e Extensão em Autismo e Desenvolvimento (Lead) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich- UFMG) para capacitar professores e monitores.

Em entrevista para a TV UFMG, os profissionais do Coltec destacam o suporte institucional, entre outras medidas, para promover a inclusão escolar de estudantes autistas. Estes, por sua vez, relatam conquistas em meio aos desafios da educação inclusiva.

Legislações inclusivas  
Os direitos dos autistas no Brasil são garantidos por leis como Berenice Piana (12.764/2012) e Brasileira de Inclusão (13.146/2015)). Ambas consideram pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) como pessoas com deficiência, portanto, com todos os direitos garantidos a PCDs.

A legislação assegura acesso à educação, acesso ao ensino profissionalizante, direito a um especialista em autismo, educação inclusiva ou desenvolvimento infantil e direito ao Plano de Ensino Individualizado (PEI).  

Ficha técnica: Soraya Fideles (produção, reportagem e edição de conteúdo), Pedro Campos (motorista), Lucas Tunes, Ângelo Araújo (imagens) e Otávio Zonatto (edição de imagens).