Com inscrições abertas, 24ª UFMG Jovem focaliza diversidade de saberes

Expectativa é que mais de 100 trabalhos de escolas públicas e privadas de Minas Gerais sejam apresentados em setembro, no campus Pampulha

Estudante apresenta projeto na 19ª UFMG Jovem, em 2018
Estudante apresenta projeto na décima nona edição da UFMG Jovem, em 2018 Foto: Júlia Duarte | UFMG

Estão abertas as inscrições para a 24ª edição da UFMG Jovem, cuja realização está programada para os dias 14 e 15 de setembro, no campus Pampulha.

A submissão de trabalhos pode ser feita até o dia 10 de agosto, por meio do site do evento. O tema da edição deste ano é Ciência, cultura e diversidade dos povos: saberes em prol da vida.

Podem inscrever trabalhos alunos e professores das redes pública e privada de Minas Gerais, da educação infantil, do ensino fundamental e médio, incluídas as modalidades da educação profissional e educação de jovens e adultos.

Além da tradicional feira da educação básica, as inscrições também estão abertas para as seguintes atividades: Conversa com cientistas, #ExploraUFMG e Como podemos promover a valorização e o respeito entre os povos?

O evento abre espaço também para a participação das feiras de ciências regionais e locais realizadas em Minas Gerais. Elas terão a oportunidade de indicar trabalhos para apresentação.

No canal da Proex no YouTube, está disponível a gravação da live em que foram esclarecidas dúvidas sobre a participação no evento.

Mais informações estão na chamada da 24ª UFMG Jovem. O evento é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Conversa com cientistas
O objetivo dessa atividade é promover um encontro presencial entre cientistas, estudantes e professores da educação básica para um bate-papo sobre um tema específico. Para participar da conversa, o professor deverá fazer inscrição prévia em link que será divulgado no site do evento

#ExploraUFMG
Com o objetivo de dar visibilidade aos museus e outros espaços da UFMG que recebem estudantes e professores da educação básica para atividades de extensão, os professores poderão agendar visitas nos locais.

Os roteiros, os espaços disponíveis e o link de inscrição serão oportunamente divulgados no site da UFMG Jovem.

Desafio
O desafio Como podemos promover a valorização e o respeito entre os povos? pretende incentivar a imaginação e a criatividade dos estudantes. O estudante (ou grupo de estudantes) poderá se expressar por meio de desenho, texto ou vídeo sobre a temática. Os textos e os desenhos serão exibidos no Instagram, no Facebook e na página da UFMG Jovem.

Em 2022, participaram da feira da educação básica estudantes e professores de 38 escolas públicas e privadas de Minas Gerais. Foram premiados 12 trabalhos por área do conhecimento e quatro professores destaque. Ao todo, foram apresentados 113 trabalhos do ensino médio e 25 do ensino fundamental.

A UFMG Jovem ocorre desde 1999. Em 2010, o evento passou a ser organizado pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC), vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proex).

O objetivo é construir um espaço para a interação entre universidade e educação básica  e promover intercâmbio de ideias a partir da divulgação dos trabalhos produzidos. O evento também busca a integração dos participantes e o estímulo à cultura científica e a práticas pedagógicas inovadoras para a formação de futuros cientistas.

Com Assessoria de Comunicação da Proex