Ensino

Com mentorias e dinâmicas sobre empreendedorismo, 7ª edição do Ruptura começa nesta quinta

Ainda há vagas para ouvintes e participantes dos desafios; soluções criativas e inovadoras serão premiadas no evento, que fomenta o protagonismo estudantil na UFMG

A programação e todas as informações sobre as palestras e dinâmicas estãos disponíveis na conta do Ruptura no Instagram
A programação e todas as informações sobre as palestras e dinâmicas estão disponíveis na conta do Ruptura no Instagram Imagem: Reprodução | Instagram

A partir desta quinta-feira, 31 de agosto, até o dia 3 de setembro, a UFMG sediará o Projeto Ruptura, de inovação e empreendedorismo, que chega à sua sétima edição. As inscrições para ouvintes e participantes dos desafios podem ser feitas por meio do portal Sympla.

Realizado em formato de maratona, com atividades como bootcamp (programa de treinamento concentrado em determinado tópico ou habilidade), hackathon (evento intensivo de colaboração e competição) e ideathon (desenvolvimento de ideias criativas para resolver problemas), o Ruptura proporcionará ciclos de palestras e mentorias, imersão total sobre diversos temas e networking entre estudantes e profissionais.

Entre os palestrantes de destaque estão o empresário Gustavo Caetano, fundador da Samba Tech, pioneira no mercado de transmissão de vídeos, e o cientista ambiental Raoni Rajão, professor do Departamento de Engenharia de Produção da UFMG e diretor do Departamento de Políticas de Controle de Desmatamento e Queimadas do Ministério do Meio Ambiente.

A programação está disponível no perfil do Ruptura no Instagram.

Com público estimado de 400 pessoas, as atividades ocorrerão de forma integralmente presencial, nos auditórios e salas da Escola de Engenharia, do CAD3 e do BH-TEC.

Ao final, as melhores soluções criativas e inovadoras para problemas atuais e reais serão premiadas.

Pilar do empreendedorismo
De acordo com o texto de divulgação do evento, “é preciso ressignificar valores e práticas, reenergizar a comunidade acadêmica da UFMG e, assim, transformar o espaço à nossa volta”. Nesta edição do Ruptura, estão previstas discussões acerca de temas relacionados ao meio ambiente, à responsabilidade social e às novas práticas de gestão.

O Projeto é organizado e coordenado pelo Programa de Inovação para Educação em Engenharia (ENG200) e pela empresa IEBT Innovation, com apoio de entidades do mercado empresarial e financeiro e de instituições científicas e tecnológicas.

O evento aborda temas relevantes para o ecossistema de inovação de Belo Horizonte e é considerado um pilar para o fomento do empreendedorismo e protagonismo estudantil na UFMG.