Ensino

Com temáticas diversas, formações transversais recebem matrículas para o segundo período

Estudantes podem cursar as disciplinas na graduação, na pós-graduação e como isoladas

O samba como patrimônio cultural em Belo Horizonte é investigado em formação transversal ofertada pela Procult
O samba como patrimônio cultural em Belo Horizonte é investigado em formação transversal ofertada pela Procult Foto: Rodrigo Tetsuo Argenton | Wikipedia

De 14 a 16 de agosto, estudantes de graduação podem se matricular podem se matricular nas nove formações transversais existentes na UFMG. Culturas em movimento e processos criativosDivulgação científicaDireitos humanos; Acessibilidade e inclusão; Empreendedorismo e inovação; Estudos internacionais; Gênero e sexualidade: perspectivas LGBTQIA+, Relações étnicos raciais, história da África e cultura afro-brasileira e Saberes tradicionais. O prazo para pós-graduandos e alunos de disciplinas isoladas se estenderá até o dia 21.

O samba como patrimônio cultural, a história do hip hop e as conexões entre artes gráficas e movimentos sociais são alguns dos temas que compõem a grade de oferta da Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos. Ao todo, 15 disciplinas e um laboratório estão sendo ofertados pela Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult). Leia mais sobre essa possibilidade de enriquecimento do processo formativo na UFMG.

Por sua vez, a Formação Transversal em Divulgação Científica tratará de temas como filosofia da tecnologia, lições de ecologia para entender o antropoceno e a história da ciência e da difusão da cultura científica, em um total de 11 disciplinas ofertadas no âmbito da Pró-reitoria de Extensão (Proex). Mais informações estão disponíveis no site da Proex.

Por fim, a Formação Transversal em Direitos Humanos, em seis disciplinas organizadas pela Universidade dos Direitos Humanos, instância vinculada à Proex, proporcionará contato com as diversas dimensões dos direitos humanos, o histórico de lutas e proposições, os marcos regulatórios, os indicadores das desigualdades e as especificidades das experiências que envolvem as minorias. Leia mais no site da Proex.

Matrículas
Estudantes de graduação devem se inscrever durante a terceira fase da matrícula, quando também ocorre a matrícula em atividades do núcleo geral (Formação Livre), por meio do Sistema SIGA.

Estudantes de pós-graduação podem fazê-lo por meio da Secretaria das Formações Transversais, observando as datas específicas previstas no Calendário Escolar.

Pessoas da comunidade externa poderão cursar as atividades de formação transversal como disciplinas isoladas, caso haja vagas, mediante solicitação na Secretaria das Formações Transversais.

Ao todo, a UFMG oferece nove Formações Transversais. As ementas, informações sobre matrícula e atividades programadas para o segundo período letivo de 2023 estão disponíveis neste quadro.

Fronteiras transpostas
As formações transversais são estruturas de formação complementar organizadas sob a perspectiva de grandes temáticas, que proporcionam o aprofundamento dos estudos em perspectiva crítica e multifacetada, envolvendo diversos campos do saber. 

Ao cursá-las, os estudantes podem participar de atividades oferecidas por professores de diferentes unidades acadêmicas, que trabalham com enfoques diversificados e, ao mesmo tempo, convergentes em relação à temática da formação. Esses trabalhos procuram transpor possíveis fronteiras entre áreas do conhecimento, dialogando com grandes questões acadêmico-científicas e sociais, que são de relevância para o país e para a humanidade.