Institucional

Comunidade escolhe hoje e amanhã próximo Reitorado da UFMG

Votação começa no Hospital das Clínicas; 50 mil eleitores optam entre as três chapas concorrentes

No campus Pampulha, haverá postos de votação em 22 unidades
No campus Pampulha, haverá postos de votação em 22 unidades Lucas Braga | UFMG

Começa hoje a consulta que vai resultar na escolha do novo Reitorado da UFMG para o período de 2018 a 2022. Nesta quarta-feira, 8, a votação é feita exclusivamente no Hospital das Clínicas. Já na quinta-feira, 9, a consulta ocorre nas demais unidades da universidade.

A consulta iniciada hoje vai gerar uma lista tríplice, encabeçada pela chapa vencedora, que será enviada ao Ministério da Educação. O MEC será o responsável pela definição do novo reitor ou reitora da UFMG e vice.

Participam da consulta três chapas: Chapa 1 (UFMG em Foco) – Renato de Lima Santos, da Escola de Veterinária (reitor), e Carmela M. Polito Braga, da Engenharia (vice); Chapa 2 (UFMG Pública e Diversa) – Sandra Regina Goulart Almeida, da Fale (reitora), e Alessandro Moreira, da Engenharia (vice); Chapa 3 (UFMG+) – Andrea Mara Macedo, do ICB (reitora), e Paula de Miranda Ribeiro, da Face (vice).

Estão aptos a votar servidores dos quadros permanentes – técnico-administrativos e docentes de ensino superior e de ensino básico, técnico e tecnológico –, alunos de graduação, especialização, residência (incluída a pós-doutoral), mestrado e doutorado e estudantes maiores de 16 anos da Escola de Educação Básica e Profissional.

O voto dos professores tem peso de 70%, enquanto o dos servidores técnico-administrativos e o dos alunos vale 15% para cada segmento, informou a professora Efigênia Ferreira, presidente da Comissão Eleitoral. Em caso de segundo turno, a consulta será realizada nos dias 21 de novembro, no Hospital das Clínicas, e 22 de novembro, nas demais unidades.

ouca-a-reportagem-de-larissa-arantes-08-11-2017.mp3

Saiba mais:

Entenda como funciona a Consulta à Comunidade

Acesse o hotsite da Consulta à Comunidade e consulte o seu local de votação

Jornal UFMG entrevista candidatos à reitoria da Universidade