Conselho Diretor da Estação Ecológica tem primeira reunião

Vinculada à Proex, Estação Ecológica sedia atividades acadêmicas e abre suas portas ao público Foca Lisboa/UFMG

Na tarde desta segunda-feira, 4, os integrantes do Conselho Diretor da Estação Ecológica se reuniram pela primeira vez depois que a instância foi institucionalizada em agosto do ano passado. O Conselho reúne representantes dos professores, dos servidores técnico-administrativos e de discentes de diferentes áreas acadêmicas da Universidade, além de representantes da comunidade externa indicados pela Prefeitura de Belo Horizonte. A Estação Ecológica é órgão vinculado à Pró-reitoria de Extensão.

O diretor da Estação, professor Bernardo Machado Gontijo, que já integrava a comissão executiva desde 1995, explicou a nova configuração. "Anteriormente, existia uma comissão executiva responsável pelas atividades nas áreas de conservação, pesquisa e educação ambiental desenvolvidas na Estação Ecológica. A partir da instituição do conselho, podemos continuar a desenvolver esse trabalho com a participação de outros profissionais capazes de contribuir com sua experiência prática ou acadêmica na gestão ambiental", explicou. A opinião é compartilhada pelo vice-diretor Marcel Giovanni Costa Franca (ICB), para quem as decisões colegiadas tendem a minimizar as possibilidades de erro na gestão da Estação Ecológica.

Bernardo Gontijo também chamou a atenção para duas preocupações do conselho: "Aumentar a participação da Prefeitura de Belo Horizonte nas atividades de educação ambiental promovidas pela Estação, que são ofertadas para os alunos da rede pública, e ampliar a visibilidade dos projetos de ensino, pesquisa e extensão, sempre em sintonia com as atividades que abrem as portas da Estação ao público".

Para a representante dos servidores técnico-administrativos, Etel Cassia Pereira Rossi, um dos desafios é "fazer da Estação um ambiente funcional, por meio do trabalho desenvolvido cotidianamente no espaço". O representante dos discentes, Felipe Mateus Vieira Gertrudes, graduando do curso de Geografia do IGC, destacou a participação dos estudantes no Conselho. "Nosso papel é fundamental, temos a responsabilidade de comunicar o que acontece dentro da Estação e as ações do Conselho. Além disso, podemos propor questões observadas sob a perspectiva dos bolsistas. Também é um espaço importante para estreitar o diálogo entre os bolsistas da Estação e a Proex", salientou.

(Assessoria de Comunicação da Proex)