Arte e Cultura

'Conversas de cinema' é tema do novo ciclo do programa 'Aulas abertas', do Centro Cultural

Professor Antônio Fialho, da EBA, fala sobre o movimento desenhado da animação

O novo ciclo de vídeos do projeto Aulas abertas, do Centro Cultural UFMG, reúne especialistas para falar sobre cinema, mais especificamente o cinema de animação. Os convidados apresentam o percurso desse gênero cinematográfico, partindo das suas bases técnicas, passando por possibilidades narrativas até chegar às expansões da arte para projeções mapeadas e interseções com as artes computacionais.

Primeiro convidado da série Conversas de cinema, o professor Antonio Fialho trata da Construção do movimento desenhado na animação. Ele explica como se estabeleceram e ainda se estabelecem as relações da animação com o desenho à mão e com o próprio cinema, o aparelho reprodutor de imagens em movimento.

Três técnicas
Em seu estúdio, Fialho realiza diferentes ações com o mesmo personagem e suas mudanças de expressão facial em uma demonstração prática, apresentando três técnicas distintas de produção de movimento por meio da imagem e da evolução da animação ao longo dos anos.

No vídeo, ele exibe seus dispositivos de trabalho na construção do movimento animado, desde a mesa de desenho tradicional e o bloco de desenhos com sequências de imagens fixas até a mesa de desenho digital. 

Assista ao vídeo:

Antonio Fialho é professor adjunto do curso de graduação em Cinema de Animação e Artes Digitais da UFMG e tem experiência em animação no mercado internacional de longas-metragens.

O projeto Aulas abertas oferece ambiente de compartilhamento de ideias, conceitos, experiências e discussões contextualizadas pelo atual momento de crise. Uma nova aula é publicada toda semana nas redes sociais (FacebookInstagramYouTube) e no site do Centro Cultural UFMG. Todos os vídeos já lançados permanecem disponíveis nessas plataformas.