Coberturas especiais

Em conversatório, estudantes vão relatar experiências na academia

Roda de conversa, teatro e forró movimentam terceiro dia da Semana de Saúde Mental

Estudantes grafitaram o muro da Face com a identidade visual da Semana de Saúde Mental Júlia Duarte / UFMG

A programação da Semana de Saúde Mental e Inclusão Social desta quarta-feira, 16,  é um convite para conversar e refletir de forma descontraída sobre o tema por meio do teatro e da dança.  As atividades começam à 10h e ocorrem durante todo o dia, até às 19h, no campus Pampulha.

Das 10h às 12h, o Conversatório: ser estudante na UFMG reúne, no auditório T005 da Escola de Engenharia, representações estudantis, coletivos de estudantes, alunos da graduação e da pós-graduação para relato e compartilhamento de experiências na academia. Os diálogos serão mediados por integrantes da equipe da Rede de Saúde Mental UFMG.

O projeto Quarta Doze e Trinta, coordenado pela Diretoria de Ação Cultural, traz o espetáculo Peixes, que conta a história de Cláudia, uma professora de 47 anos que conviveu com a violência ao longo da vida e decide romper esse ciclo. A atriz, produtora, pesquisadora e produtora de elenco Ana Regis se apresentará no auditório da Reitoria.

Resistir e existir
Às 14h, no auditório T005 da Escola de Engenharia, será realizada a Roda de conversa: resistir e existir. O que é ser mulher de rua, relações raciais e saúde mental, política de redução de danos e uso medicinal da cannabis estão entre os temas. Os convidados são Júnia Vanessa Costa (Consultório de Rua e Coletivo Maria Fumaça), Domiciano Siqueira (ativista de redução de danos), o pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis, Rodrigo Ednilson de Jesus, e Renato Filev (Marcha da Maconha), com mediação da Rede Saúde Mental UFMG.

A oficina de forró PicadeiRRÓ, com Rafael Mizerani, será realizada na arena da Praça de Serviços, das 17h30 às 19h. O pátio da Escola de Belas Artes receberá a última atividade desta quarta-feira, o Conversatório e teatro do oprimido: fala que eu te escuto - teatro de jornal, coordenado pela professora Rita Gusmão, com moderação de Paula Maia, psicóloga da pró-reitoria de Assuntos Estudantis, e de Fernando Siqueira, coordenador de saúde mental de Belo Horizonte.

A programação, que prossegue até sexta-feira, 18, está disponível  no site do evento.