Chamada recebe obras de arte postal para exposição em galeria da EBA

Prática é considerada um meio tão acessível quanto os correios para compartilhar ideias e imagens

Artes postais já recebidas vieram da Alemanha, Itália, Estados Unidos, Brasil, entre outros
Trabalhos de arte postal provenientes de países como Alemanha, Itália e Estados UnidosArquivo pessoal

A Grande Galeria da Escola de Belas Artes (EBA) expõe durante todo ano mostras selecionadas em seus editais. Uma delas, organizada pela estudante do curso de Artes Visuais da UFMG Luíza Marcolino está recebendo artes postais para integrar a ocupação programada para junho deste ano.

A proposta consiste em uma exposição de arte postal, prática artística historicamente importante em todo o mundo, em especial na América Latina, e ainda hoje explorada por redes internacionais de artistas. “Fazer arte postal é usar um meio tão democrático e acessível quanto os correios para compartilhar imagens, ideias ou simplesmente o próprio tempo com pessoas por vezes distantes da realidade cotidiana do artista, em uma relação que, apesar de estabelecida entre desconhecidos, torna-se estranhamente próxima por meio da correspondência”, explica a estudante.

A convocação não estabelece exigências ou restrições, e todos os trabalhos enviados serão expostos. Para fazer arte postal, não é necessário ter qualquer tipo de experiência. A técnica é livre, e os trabalhos podem incluir textos, fotografias, colagens, entre outros.

Conhecimento e apoio
A ideia de organizar uma exposição com esse tema nasceu do Projeto de pesquisa de curadoria de exposição, em que Luíza conheceu mais profundamente a arte postal com a professora Carolina Ruoso, do Departamento de Artes Plásticas. “Luíza foi minha bolsista no projeto e ali ela conheceu a arte postal e teve acesso a obras internacionais. Esse tipo de exposição é muito importante porque se aproxima de outros processos criativos, e vários tempos de produções artísticas se encontram”, destaca a professora Carolina.

Luíza também conta com apoio do professor Amir Brito, do Departamento de Desenho. Ele ajuda na parte de divulgação e com a experiência adquirida com a realização de exposições desse tipo.

Os trabalhos podem ser enviados, até 1º de junho, para a Caixa Postal 5703, Belo Horizonte - MG, 31275-000, ou para o e-mail revolverarte@gmail.com.

Protesto e denúncia
A arte postal (mail art) surgiu na década de 1960, quando Ray Johnson criou, em Nova York, nos Estados Unidos, a Escola de Arte por Correspondência. Ele usou a frente e o verso de uma carta, rompendo com o conceito de privado. Seu objetivo era veicular informação, protesto e denúncia.

No Brasil, esse tipo de arte ganhou notoriedade no regime militar. A partir dos anos 1990, a arte postal passou a ocupar o universo da internet com experimentações e novas poéticas.