Arte e Cultura

Coral Ars Nova faz concerto gratuito hoje, na Igrejinha da Pampulha

Ars Nova foi premiado no Festival de Cantonigròs, na Espanha
Ars Nova foi premiado no Festival de Cantonigròs, na Espanha Jornalismo

A Igreja de São Francisco de Assis, ícone da capital mineira localizado na Lagoa da Pampulha, recebe hoje (quinta, 15), às 20h, concerto gratuito do Ars Nova – Coral da UFMG. O evento integra a programação do 14º Festival Internacional de Corais & Bandas (FIC), e o repertório vai contar com canção de Milton Nascimento e Fernando Brant, homenageado desta edição do FIC.

O grupo vai apresentar desde peças sacras, como Ave Maria, de Tomás Luis de Victoria, e Ave verum corpus, de Francis Poulenc, até músicas do folclore brasileiro, como Passarinho dela, de Carlos Alberto Pinto Fonseca. Parte do repertório foi mostrada, em julho deste ano, durante o 34º Festival Internacional de Música de Cantonigròs, na Espanha, onde o Ars Nova conquistou o terceiro lugar na categoria Coro misto.

Coro oficial da Universidade, o Ars Nova é o grupo de música coral brasileiro em atividade que mais recebeu prêmios no país e no exterior. Atualmente sob a regência da maestrina Iara Fricke Matte, o Ars Nova se propõe a difundir a música coral e incentivar a composição brasileira contemporânea. Neste ano, além da premiação na Espanha, o coro recebeu o Troféu JK de Cultura e Desenvolvimento de Minas Gerais, na categoria Música coral.

A Igreja de São Francisco de Assis fica na Avenida Otacílio Negrão de Lima, 3.000.