Notícias Externas

Coral Lírico de Minas Gerais completa 40 anos de fundação

No dia 5 de janeiro, grupo conquistou o título de Patrimônio Histórico e Cultural do Estado

Coral Lírico: 40 anos de atuação em Minas Gerais
Coral Lírico: 40 anos de atuação em Minas Gerais Foto: Paulo Lacerda / FCS

O ano de 2019 é muito especial para o Coral Lírico de Minas Gerais. Além de completar 40 anos de fundação, no dia 5 de janeiro o grupo conquistou o título de Patrimônio Histórico e Cultural do Estado, unindo-se à Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

Tudo começou com o surgimento da Sociedade Coral de Belo Horizonte, na década de 50, até que, depois de muitas idas e vindas, o grupo se consolidou como corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado, em 17 de abril de 1979. Atualmente, o grupo tem tido destaque pela sua versatilidade, explorando as mais diferentes nuances da música coral.

Com isso em mente, o Coral Lírico de Minas Gerais se apresenta em uma edição especial do Lírico em Concerto, sob o comando da regente titular Lara Tanaka. Com direção cênica do pesquisador e professor da UFMG Ernani Maletta, o coral irá utilizar uma disposição diferente dos coristas, que saem do padrão tradicional de duas fileiras de homens e mulheres.

O professor Ernani Maletta falou sobre os 40 anos de fundação do Coral Lírico de Minas Gerais e também sobre a apresentação, em entrevista concedida ao programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 28.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Produção de Rodolfo Morais, sob orientação de Hugo Rafael