Lazer e esporte

CTE inaugura série de vídeos em que atletas mulheres contam suas trajetórias

Izabela Campos, do lançamento de disco paralímpico, é destaque na estreia do projeto

Izabela Campos ficou em .... lugar nas Paralimpíadas do Rio, em 2016
Izabela Campos ganhou medalha de bronze nas Paralimpíadas do Rio, em 2016 Foto: Márcio Rodrigues | MPIX CPB

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Centro de Treinamento Esportivo (CTE/UFMG) publica uma série de vídeos em que atletas do alto rendimento e da iniciação esportiva contam suas trajetórias. A cada segunda-feira de março, um novo vídeo será postado no canal do CTE no YouTube e também nos perfis do Centro nas redes sociais (@cteufmg). 

O vídeo desta semana, o primeiro da série, destaca a mineira Izabela Campos, do lançamento de disco na classe F11 (para deficientes visuais). Medalhista paralímpica brasileira nos Jogos Rio 2016, ela já participou de três Paraolimpíadas (2012, 2016 e 2021) e se prepara para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024.

Em sua última competição, o Grand Prix de atletismo paralímpico em Marrakech (2022), Izabela ganhou a medalha de bronze. Nos Jogos Parapan-americanos de 2019 (em Lima, Peru), ganhou o ouro com um lançamento de 35,32 metros. Na mesma competição, a atleta levou ainda medalha de bronze no lançamento de peso, na junção de classes F11/F12. A atleta também foi bronze em Dubai, em 2019. Nos Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016, Izabela conquistou o bronze no lançamento de disco.

Também no atletismo, antes de se destacar nas provas de campo, chegou a correr provas de 400 metros até cinco mil metros. Desde 2014, integra o Projeto de Esporte Paralímpico do CTE, que tem o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e do Ministério do Esporte.

Esporte paralímpico
O Centro de Treinamento Esportivo da UFMG abriga as modalidades paralímpicas de atletismo, natação, halterofilismo e parataekwondo, da iniciação ao alto rendimento. O CTE forma atletas de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Mais informações podem ser obtidas no site do CTE.

Com Assessoria de Imprensa do CTE/UFMG