Curso capacita professores de nova modalidade de exercício físico

Leszek demonstra o stepping, modalidade de exercício físico que criou
Leszek demonstra o stepping, modalidade de exercício físico que criou Foto: Arquivo pessoal

Pesquisas realizadas ao longo do ano passado levaram o professor Leszek Antoni Szmuchrowski, do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (EEFFTO), a desenvolver uma nova modalidade de exercício físico, que será ensinada em curso ministrado no dia 10 de junho, sábado.

stepping se baseia no uso de técnicas de movimentos corporais que utilizam apenas o peso do corpo e a força da gravidade. Os exercícios têm como referência fundamentos da física, como a lei da gravidade e o deslocamento de massas.

“Os exercícios se apoiam na biomecânica e na fisiologia. A prática fortalece os músculos, melhora a vascularização e o sistema linfático, além de ajudar na correção da postura. Os efeitos benéficos para o corpo são os mesmos de uma corrida, mas é como se a pessoa corresse parada”, explica Leszek.

Ainda segundo o professor, o stepping pode ser praticado por pessoas de todas as idades, mas é especialmente benéfico para idosos. Ele também oferece a vantagem de poder ser praticado em qualquer lugar, além de não exigir aparelhos de ginástica.

“O stepping é muito eficiente. Três minutos por dia já fazem a diferença. Com o curso, queremos que os profissionais de educação física espalhem a modalidade. Assim, ela poderá beneficiar cada vez mais pessoas”, diz.

Instruções
Sobre o modo como é praticado, o professor ensina que o stepping é caracterizado por movimentos repetitivos. A pessoa deve iniciar em pé e elevar levemente um joelho, retirando suavemente o pé do chão, enquanto a outra perna se mantém estendida, executando flexão plantar que impulsiona o corpo na direção de atuação da força da gravidade e em sentido oposto. Em seguida, a perna que tinha o joelho elevado é estendida, e a ponta do pé toca o chão. A queda é amortecida pela estrutura do arco do pé, e o calcanhar também toca o chão.

"O quadril e a cabeça devem estar alinhados com o eixo longitudinal do corpo, e o tronco deve estar relaxado. As passadas devem ter máxima amplitude na direção horizontal, não ultrapassando a distância de um pé de comprimento. A carga do exercício é controlada por ciclos e é fundamental o trabalho vertical em oposição à força da gravidade. Esse trabalho é sempre acompanhado por batidas de ritmo ou ritmo musical", explica.

Curso
O curso de stepping é destinado a profissionais e estudantes de educação física. Serão duas horas de aula teórica e duas de aula prática, das 9h às 13h. Além disso, os alunos deverão realizar estágio monitorado com duração de quatro horas.

As aulas serão ministradas na EEFFTO, campus Pampulha. O investimento é de R$80, e as inscrições podem ser feitas pela internet.