Curso de recepção teatral e estudos do espetáculo inscreve até 28 de março

Iniciativa do Centro de Extensão da Faculdade de Letras, formação terá duração de três meses

Espetáculos do grupo Teatro Carmin são analisados no curso de recepção teatral
Montagens de grupos como o Teatro Carmin são analisadas no curso de recepção teatralFoto: Divulgação

A Faculdade de Letras (Fale) da UFMG prorrogou até 28 de março as inscrições para a quarta edição do curso Recepção teatral e estudos do espetáculo. Promovido pelo Centro de Extensão da unidade, o curso será realizado entre 3 de abril e 3 de julho, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h. A atividade integra as ações do programa de extensão Mirante – recepção e expectação teatral.

As inscrições podem ser feitas no site de Cursos e Eventos da UFMG. Dez por cento das vagas são destinadas a bolsistas, tanto da Universidade quanto da comunidade externa. A participação valerá certificado.

Assim como na edição anterior, o curso proporcionará fruição e discussão de espetáculos cênicos apresentados em Belo Horizonte durante o período. O público-alvo é formado, sobretudo, por professores do ensino básico e superior, estudantes universitários, programadores e mediadores culturais, mas é aberto a qualquer pessoa interessada. Não há necessidade de conhecimento prévio na área.

Os alunos terão acesso a ingressos em cortesia para alguns dos espetáculos abordados durante as aulas. O objetivo do curso é oferecer diferentes perspectivas para a leitura da cena teatral e fomentar a reflexão crítica sobre os espetáculos. A intenção é valorizar a experiência do espectador, a partilha de percepções e proporcionar eixos de abordagem para a análise de montagens. O curso é coordenado pela professora Elen de Medeiros, e as aulas serão ministradas pela professora aposentada Tereza Virgínia (ambas são vinculadas à Fale).

Realizadas nos formatos on-line e presencial, as três primeiras edições do curso contaram com a participação de aproximadamente 60 alunos das cinco regiões brasileiras. Ministradas pela professora Julia Guimarães, com participação de professores das áreas de Literatura e Teatro, as aulas foram centradas na discussão de obras cênicas digitais e presenciais.

Artistas e coletivos como Grupo Galpão (MG), Zula Cia. de Teatro (MG), Teatro Carmin (RN), Teatro do Concreto (DF), Renata Carvalho (SP) e Cia. Quatroloscinco (MG) tiveram suas criações analisadas durante as aulas.

Relações entre teatro e sociedade
A metodologia utilizada no curso vale-se do conceito de mediação crítica e estimula discussão que priorize e problematize as relações entre teatro e sociedade. No início de cada aula, os participantes são convidados a partilhar suas percepções sobre o espetáculo, por meio de exercícios específicos do campo da mediação cultural.

Nesta quarta edição, os encontros terão lugar no Conservatório UFMG. O programa de extensão Mirante – recepção e expectação teatral incentiva a fruição das artes cênicas entre públicos diversos e atua para ampliar, diversificar e qualificar os espectadores de teatro.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail programamirante@gmail.com.