Ensino

Cursos de pós-graduação do Instituto de Ciências Agrárias estão com inscrições abertas

Candidatos podem se inscrever até janeiro

Instituto de Ciências Agrária, no campus Montes Claros, sede do Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal
Instituto de Ciências Agrária, no campus Montes ClarosLucas Braga | UFMG

Os cursos de mestrado em Produção Animal, em Alimentos e Saúde, em Ciências Florestais, em Sociedade, Ambiente e Território e mestrado/doutorado em Produção Vegetal, do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), sediado no campus Montes Claros da UFMG, estão com inscrições abertas, até janeiro, para seleção de candidatos às turmas de 2022. Podem se inscrever graduados em áreas afins aos cursos. Confira, abaixo, outras informações sobre os editais.

Mestrado e doutorado em Produção Vegetal
As inscrições para o mestrado em Produção Vegetal vão até 7 de janeiro, por meio do envio de toda a documentação para o e-mail producaovegetal.ufmgica@gmail.com. Serão oferecidas oito vagas para ingresso no primeiro semestre de 2022, quatro delas reservadas para autodeclarados negros, e cinco vagas para ingresso no segundo semestre de 2022, com duas delas reservadas. O edital regular também prevê o mesmo número de vagas de doutorado em Produção Vegetal para cada semestre.

Já o edital suplementar oferta, para ingresso no primeiro ou no segundo semestre de 2022, duas vagas para o mestrado e duas vagas para o doutorado. Tanto no mestrado quanto no doutorado há reserva de uma vaga para para indígena e uma para pessoa com deficiência. Para ingresso no segundo semestre de 2022, também são duas vagas para o mestrado e duas

Os processos de seleção serão constituídos de uma etapa de avaliação do curriculum vitae e outra com avaliação do projeto de pesquisa escrito pelo aluno, contando com a sua apresentação e arguição.

Mestrado em Produção Animal
O prazo para se inscrever no mestrado em Produção Animal termina no dia 12 de janeiro, pelo formulário eletrônico de inscrição. Toda a documentação deve ser digitalizada e anexada ao formulário e o ingresso dos alunos aprovados ocorrerá em dois momentos distintos: primeiro e segundo semestres letivos de 2022.

Os candidatos interessados em participar da seleção para o primeiro semestre deverão se inscrever conforme cronograma disposto no edital já divulgado. Os interessados em participar da seleção para ingresso no segundo semestre de 2022 deverão se inscrever no processo seletivo posteriormente, conforme cronograma que ainda será disponibilizado no site do curso.

Para cada semestre, serão oferecidas 12 vagas, quatro delas reservadas para pessoas autodeclaradas negras. No caso do edital suplementar, serão duas vagas em cada semestre, uma para indígena e uma para pessoa com deficiência. Em ambos os editais, o processo de seleção compreenderá etapa única, classificatória e eliminatória, que envolverá avaliação do histórico escolar, do curriculum vitae e do projeto de pesquisa, além de sua defesa do com arguição oral em sessão pública, a ser realizada de maneira virtual.

Mestrado em Alimentos e Saúde
O edital regular para a seleção do mestrado em Alimentos e Saúde oferece 12 vagas, sendo três reservadas para autodeclarados negros. Os interessados terão até o dia 16 de janeiro para realizar suas inscrições on-line por meio de envio do formulário, que está disponível no edital, preenchido. Todos os documentos exigidos devem ser encaminhados para o e-mail: selecaoalimentosesaude@gmail.com. Já o edital suplementar oferta duas vagas para o mestrado, uma para indígena e uma para pessoa com deficiência.

O processo de seleção será realizado em três etapas: avaliação escrita de conhecimentos específicos na área de Alimentos e Saúde, avaliação de projeto de pesquisa e avaliação do currículo.

Mestrado em Ciências Florestais

As inscrições para o mestrado em Ciências Florestais podem ser feitas até o dia 21 de janeiro, por meio de formulário disponibilizado no anexo 1  do edital. O edital regular oferece 21 vagas, sendo quatro delas reservadas para candidatos autodeclarados negros. Já o edital suplementar oferece duas vagas, uma para indígena e uma para pessoa com deficiência. Em ambos os casos, a documentação exigida para a inscrição deve ser enviada para o e-mail selecaocf.ufmg@gmail.com, em formato pdf.

O processo de seleção é composto por duas etapas, sendo a primeira com avaliação do currículo e do projeto de pesquisa, e a segunda uma com entrevista via plataforma virtual.

Mestrado em Sociedade, Ambiente e Território

O Mestrado Associado UFMG-Unimontes em Sociedade, Ambiente e Território recebe inscrições até o dia 21 de janeiro, mediante o preenchimento do formulário eletrônico disponível no site. Toda a documentação descrita no edital deve ser entregue digitalizada, anexada ao formulário no momento da inscrição. Conforme o edital regular, serão oferecidas 20 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2022, quatro delas reservadas para candidatos autodeclarados negros. Já o edital suplementar oferta duas vagas, uma para indígena e uma para pessoa com deficiência.

O processo de seleção será constituído de quatro etapas, todas elas realizadas à distância com utilização de plataformas on-line, compreendendo: avaliação do currículo lattes documentado, avaliação escrita de conhecimentos específicos na área do mestrado a partir da bibliografia indicada no anexo 3 do edital, prova oral com base na avaliação escrita de conhecimentos específicos e na bibliografia indicada e entrevista.