Coberturas especiais

Debates na Argentina projetam futuro da educação superior

Agenda movimentada e diversificada de assuntos marca segundo dia da Cres 2018

Painéis expostos em avenida do campus da Universidade Nacional de Córdoba
Painéis expostos em avenida do campus da Universidade Nacional de Córdoba Marcílio Lana / UFMG

Os encaminhamentos para a educação superior na América Latina e Caribe estão sendo debatidos durante a 3ª Conferência Regional da Educação Superior (CRES 2018), que prossegue até sexta-feira, 15, na cidade argentina de Córdoba.

O coordenador da Cres 2018 e diretor do Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe (Unesco-Iesalc), Pedro Henriquéz Guajardo, destaca a presença dos diversos membros da comunidade acadêmica. “Haverá participação de todos os atores da educação superior na região: reitores, diretores, acadêmicos, trabalhadores, estudantes, redes, associações profissionais, centros de investigação, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais e apoiadores da educação superior do continente", enumera.

A agenda do segundo dia da Cresc começa às 9h, com as conferências A revolução da imunoterapia no câncer. Abrindo os caminhos pelo sul, ministrada pelo pesquisador Gabriel Rabinovich, do Instituto de Biologia e Medicina Experimental e da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade de Buenos Aires, e Interculturalidade e internacionalização dos povos da América Latina e do Caribe, a cargo da reitora Alta Hooker, da Universidade das Regiões Autônomas da Costa do Caribe da Nicarágua e coordenadora da Rede de Universidades Indígenas e Comunitárias de Abya Yala.

Às 9h30, o presidente para América Latina e Caribe da Global University Network for Inovation, Axel Didriksson Takayanagui, comanda a conferência Inclusão e inovação: a universidade da América Latina e do Caribe no século XXI, enquanto a diretora de Educação da Unesco, Stefania Giannini, ministra a conferência Prioridades do impacto regional da educação superior da conferência regional sobre a Conferência Mundial sobre Educação Superior.

Às 11h, serão realizadas as reuniões dos fóruns Os desafios da inovação pedagógica na educação superior da América Latina e Caribe, Políticas públicas de educação superior na América Latina e Caribe, O futuro do ensino superior na América Latina e no Caribe e Os desafios da cooperação sul-sul para a educação superior.

Eixos temáticos
Às 14h30, começam os debates no âmbito dos sete eixos temáticos estabelecidos para o evento: A educação superior como parte do sistema educativo da América Latina e Caribe, Educação superior, diversidade cultural e interculturalidade na América Latina, Educação superior, internacionalização e integração regional da América Latina e do Caribe, O papel da Educação Superior no enfrentamento dos desafios sociais da América Latina e do Caribe, Pesquisa e inovação científica e tecnológica como motor do desenvolvimento humano, social e econômico da América Latina e do Caribe, O papel estratégico da educação superior no desenvolvimento sustentável da América Latina e do Caribe e Cem anos após a Reforma Universitária.

As últimas atividades do dia são os painéis de discussão Acesso aberto e democratização do entretenimento, Formação docente e construção de cidadania, Transformando para transformar. O desafio da educação superior, Educação Superior e meios de comunicação, Educação Superior e perspectiva de gênero, Governo e gestão da educação superior", A autonomia universitária na América Latina e Caribe, A Educação Superior frente aos desafios das novas tecnologias, Experiências e desafios da educação superior em bioética na América Latina e Caribe, Inovação tecnológica e desenvolvimento socioprodutivo, Aportes dos trabalhadores e as trabalhadoras da Cres e Trabalho e atividades no Centenário da Reforma Universitária. A participação dos sindicatos na democratização da educação Superior e a investigação”. Duas mesas de debate também estão programadas: Educação superior e cooperação multilateral e Vinculação entre universidades e instituições de educação superior. Ambas começam às 17h.

Maria Dulce Miranda