Notícias Externas

Dia Mundial do Câncer e Mês do Combate à Leucemia são tema do Conexões

Médico oncologista clínico Gustavo Baumgratz esclareceu dúvidas sobre as doenças

O mês de fevereiro é marcado pela luta contra o câncer. Nesta segunda-feira, 4, é lembrado o Dia Mundial do Câncer. O objetivo da data é fazer com que toda a sociedade discuta o assunto, ajudando a controlar essa doença, que, anualmente, mata cerca de 9,6 milhões de pessoas em todo o mundo.

Os números poderiam ser menores se a doença fosse detectada mais cedo, o que permite um tratamento mais eficaz e assertivo. Além do dia de hoje, durante todo o mês é realizada a campanha Fevereiro Laranja, que propõe o combate à leucemia, um tipo de câncer que afeta o sistema sanguíneo.

Câncer é o nome genérico dado para um grupo de mais de 200 doenças que tem em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos. As causas dessas doenças são variadas e incluem fatores externos, como alimentação e hábitos do indivíduo, e fatores internos, como características geneticamente predeterminadas. No Brasil, o câncer é considerado a segunda doença que mais mata.

O médico oncologista clínico Gustavo Baumgratz esclareceu dúvidas sobre a doença, em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Produção de Giulliana Santos, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória