Pesquisa e Inovação

Dissertação investiga eficiência do gasto público nos municípios brasileiros

A pesquisa, desenvolvida na pós-graduação em Administração, é tema do programa 'Aqui tem ciência', da Rádio UFMG Educativa

Estudo analisou custo/benefício da alocação dos recursos públicos
Estudo analisou custo-benefício da alocação dos recursos públicos Nattanan Kanchanaprat I Pixabay

Como é feita a distribuição dos recursos públicos nas diversas áreas de atuação dos governos municipais? A divisão tem trazido resultados significativos para a população? Essas foram as principais perguntas da pesquisadora Paula Davis em sua dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-graduação em Administração da UFMG. 

Para responder às questões, a especialista em políticas públicas e gestão governamental no Governo de Minas investigou as finanças dos mais de 5 mil municípios brasileiros por meio do uso de técnicas de mineração de dados. Durante o trabalho, Davis percebeu que a grande pergunta de sua pesquisa não é quanto dinheiro os governos municipais precisam gastar, mas, sim, onde se deve gastar esse dinheiro. Saiba mais no novo episódio do programa Aqui tem ciência, da Rádio UFMG Educativa.


Raio-x da pesquisa

Dissertação: Análise comparativa da eficiência alocativa das despesas públicas dos municípios brasileiros utilizando técnicas de mineração de dados
O que é: análise de custo-benefício da alocação de recursos financeiros feita pelos municípios brasileiros
Pesquisadora: Paula Davis
Programa: Pós-graduação em Administração
Orientador: Antônio Artur de Souza

Paula Davis observou contrastes e padrões na alocação das despesas públicas
Paula Davis observou contrastes e padrões na alocação das despesasArquivo pessoal

O episódio 50 do programa Aqui tem ciência é apresentado por Beatriz Kalil e foi  produzido por Beatriz Kalil e Camila Meira, com edição de Paula Alkmim. Os trabalhos técnicos são de Breno Rodrigues.

O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG e abrange
todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da Rádio UFMG
Educativa apresenta os resultados do trabalho de um pesquisador da
Universidade.

O Aqui tem ciência pode ser ouvido em aplicativos de podcast como o Spotify e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.