Pessoas

Dissertação da UFMG sobre jornalismo automatizado vence Prêmio Adelmo Genro Filho

Silvia Dalben analisou casos de notícias escritas por robôs

Professor Carlos D’Andrea e Silvia Dalben
Professor Carlos D’Andrea, orientador do trabalho, e a autora, Silvia Dalben Daniel Loiola / NucCon

A jornalista Silvia de Freitas Dalben Furtado, mestre em Comunicação pela UFMG, é a ganhadora do Prêmio Adelmo Genro Filho 2019 por sua dissertação sobre jornalismo automatizado, defendida em junho do ano passado. O trabalho foi abordado em matéria publicada na edição 2.022 do Boletim UFMG

Silvia analisou notas e pequenas notícias produzidas por robôs, atendo-se a três casos: o projeto The Homicide Report, do jornal Los Angeles Times, destinado à divulgação de homicídios registrados na cidade, o portal que utilizou um ­software para a redação automática de 52 mil notícias personalizadas sobre escolas públicas nos Estados Unidos e o trabalho do jornal Le Monde que resultou na publicação de cerca de 36 mil notícias com resultados eleitorais na França.

“Quando me formei em 2008 e comecei a trabalhar na redação de notícias para a internet, o webjornalismo não era visto com atenção e, talvez por isso, tínhamos a liberdade de experimentar novos conteúdos on-line. Naquela época, só eram produzidas notas e pequenas notícias para a internet. Era tudo muito básico, e essa simplicidade toda já prenunciava que o futuro do jornalismo indicava a automatização dessas pequenas matérias”, afirma Silvia Dalben.

A pesquisadora conta que seus estudos sobre jornalismo automatizado terão continuidade com foco em dados. Seu objeto é a Operação Serenata de Amor, projeto de inteligência artificial que se vale de dados para fiscalizar gastos públicos e tornar esse trabalho acessível à sociedade.

A cerimônia de premiação será realizada em 6 de novembro, na Universidade Federal de Goiás (UFG), durante o Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

Homenagem
O prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo foi criado em 2004 pela SBPJor. Ao todo, são cinco categorias: Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado, Pesquisa Aplicada e Sênior. Destinada ao reconhecimento do trabalho de pesquisadores no campo do jornalismo, a honraria homenageia o jornalista gaúcho morto em 1988. Genro Filho foi líder estudantil e participou de grupos de resistência contra a ditadura militar. Atuou como professor na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e foi vereador em Santa Maria (RS) pelo MDB. Escreveu o livro O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo, importante referência na área.

Assista ao vídeo produzido pela equipe de Redes Sociais do Cedecom e publicado em junho de 2018.

Daniel Silveira