Ensino

Divisão de Assistência Judiciária comemora 60 anos

Ex-ministro Francisco Rezek, que atuou no órgão, participa de evento nesta quarta-feira

Os atendimentos são realizados pelos estudantes de Direito e Psicologia, sob a supervisão de professores
Atendimentos são realizados por estudantes de Direito e Psicologia, sob  supervisão de professores TV UFMG

Um dos projetos de extensão mais antigos da UFMG completa 60 anos de atuação: a Divisão de Assistência Jurídica (DAJ). O núcleo, que foi criado a partir da iniciativa do Centro Acadêmico Afonso Pena (CAAP) e do professor José Olympio de Castro Filho, realiza atendimentos jurídicos e judiciários gratuitos para pessoas de poucos recursos, das segundas às quintas, das 12h às 14h.

Nesta quarta, 21, será realizado o evento Diálogos sobre a assistência judiciária: homenagem aos sessenta anos da DAJ. A programação contará com mesas-redondas, na quais estarão presentes ex-alunos, diretores e professores que mantiveram ou ainda mantêm relação com a DAJ. Entre outros, participam da atividade José Francisco Rezek, ex-ministro das Relações Exteriores e do STF, Arnaldo Esteves Lima, ex-ministro do STJ, e Kildare Gonçalves de Carvalho, desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. As inscrições, gratuitas, deverão ser realizadas presencialmente.

De acordo com a professora Renata Christiana Vieira Maia, diretora da DAJ, o evento pretende fortalecer a memória do projeto. “Receberemos ex-alunos que passaram pelo DAJ, muitos deles se tornaram professores na UFMG, e todos ressaltam a importância que a Divisão teve em suas vidas estudantis e profissionais”. Durante o evento também será lançada revista científica da prática jurídica da DAJ. O objetivo da publicação é reunir as experiências dos estagiários, registrando, por consequência, a própria história do núcleo.

“No DAJ, os estagiários têm a oportunidade de atuar diretamente na prática da advocacia. Eles são responsáveis por receber o público e dar prosseguimento aos casos. É uma maneira da Universidade retribuir o investimento feito pela sociedade", afirma a coordenadora.

Mediação de conflitos
Os atendimentos são realizados pelos estagiários de direito em conjunto com os da psicologia. De acordo com Renata Maia, essa combinação é de essencial importância, sobretudo para casos de não judicialização. "Atuamos na mediação de conflitos. Com o apoio psicológico, podemos agilizar a resolução dos casos como uma via alternativa à judicial".

Na cerimônia de encerramento da solenidade, três profissionais serão premiados com a medalha José Olympio, que leva o nome do professor que auxiliou na implantação do projeto. 

Ao longo das seis décadas, passaram pela DAJ alunos que se transformaram em profissionais do Direito de reconhecimento nacional e internacional, como o próprio Francisco Rezek, o ex-procurador geral da República, Rodrigo Janot, e o senador e ex-governador, Antonio Anastasia.

Neste vídeo, a TV UFMG mostra um pouco do cotidiano da Divisão.

João Paulo Alves