Notícias Externas

Documentário 'EU, Pedreira' será lançado nesta sexta

Filme retrata Pedreira Prado Lopes sob olhar de seus moradores

.
. Divulgação

A Pedreira Prado Lopes é a favela mais antiga de Belo Horizonte, com registros de início entre 1900 e 1920. Antes da ocupação, como o nome indica, o local era uma mina de pedras que auxiliou na edificação da capital mineira. Hoje, a Pedreira Prado Lopes tem quase 8 MIL habitantes, e é um dos grandes berços do samba e da cultura urbana de BH.
A partir da visão dos moradores da Pedreira, foi produzido o documentário 'EU, Pedreira', que será lançado amanhã, aqui em Belo Horizonte. O documentário traz depoimentos de quem mora ou já morou por lá, e suas opiniões sobre o lazer, cultura, esporte e convívio social na região. 'EU, Pedreira' foi dirigido por jovens do Projovem Adolescente, o serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Coletivo Pedreira Prado Lopes, e produzido pela Renca — Produções e Interações Culturais, formada por mulheres negras que buscam democratizar o acesso à cultura diversa e inclusiva.

A coordenadora pedagógica do projeto, Fernanda Barbosa, conversou com o programa Expresso 104,5, da rádio UFMG Educativa, nesta quinta-feira, 3.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

A primeira exibição do documentário 'EU, Favela' será nesta sexta, 4, às 19h no cruzamento da Av. José Bonifácio com Rua Araribá, no São Cristóvão. A entrada é franca. 
Mais informações nas páginas facebook.com/rencaproducoesfacebook.com/eu.ppl.

Produção: Mariana Prates, sob orientação de Hugo Rafael e Luiza Glória