Internacional

Documentário mostra experiências de intercambistas da UFMG

Exibido pelo programa Panorâmica, 'Fuso horário' fala de saudades, amores e culturas

“Como será o Natal sem a minha família? Fico imaginando os amores que poderei viver lá. Pensando em desistir. Era agora. Adiantava em 5 horas o meu relógio. No meio da multidão, achei ter visto o meu pai. Fui eu quem vim. Mas não sou eu quem está voltando". Essas são frases do documentário Fuso horário construído em forma de blog com depoimentos e imagens de vários intercambistas da UFMG, que contam e mostram suas experiências no exterior.

O filme, realizado por Breno Alvarenga, Laura Frade e Luiza Garcia, foi apresentado como trabalho de conclusão de curso de Comunicação Social no ano de 2013. O documentário é dividido em três etapas: a preparação para a viagem, as experiências durante o intercâmbio e o retorno ao Brasil com suas memórias. 

De início, os estudantes falam da angústia da separação dos amigos e familiares, da arrumação das malas e a expectativa da chegada a em um país distante. Já no destino, eles descobrem e vivem intensas experiências, muitas vezes aliadas à saudade do seu país de origem. Os jovens se mostram abertos ao aprendizado de culturas, a novos relacionamentos e novas vivências. O momento da volta também é doloroso; no retorno, ficam as recordações e o aprendizado que trazem consigo. 

Assista ao documentário: 

Roteiro, produção e direção: Ana Fatorelli
Edição: Márcia Botelho