Pesquisa e Inovação

Eclosão da Guerra Civil Espanhola será lembrada em evento na Fale, na próxima quarta

Soldados em campo de batalha durante a Guerra Civil Espanhola
Soldados em campo de batalha durante a Guerra Civil Espanhola Wikipedia / Bundesarchiv, Bild 183-H28510

Os 80 anos do início da Guerra Civil Espanhola serão relembrados no próximo dia 15, quarta-feira, na série de atividades Uma Sociedade em conflito. O evento será realizado das 14h às 20h30, no auditório 2003 da Faculdade de Letras (Fale), e terá em sua programação conferência de abertura, duas mesas-redondas, sendo uma por videoconferência, e exibição de filme.

Realizado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários, o ciclo, em sua abertura, abrigará a conferência Desastre da Espanha: 1939 e o êxodo colonial, ministrada pela professora Valéria de Marco, da USP. A professora tem experiência em letras, com ênfase em literaturas estrangeiras modernas. Sua área de atuação abrange narrativas espanholas contemporâneas, romance do pós-guerra civil espanhola e literatura e mulher.

Em seguida, mesa-redonda com pesquisadores da UFMG abordará temas referentes ao conflito, como o olhar da imprensa alemã sobre os primeiros dias da guerra, a visão das mulheres sobre o evento e a ideologia e estética do movimento anarquista surgido na Espanha.

Às 17h, será exibido o filme A língua das mariposas, dirigido pelo espanhol José Luis Cuerda. O drama, baseado na história homônima do escritor Manuel Rivas, narra a relação de uma criança e seu professor durante os meses anteriores à Revolta Nacional de 17 e 18 de julho de 1936, marco inaugural da Guerra Civil Espanhola.