Notícias Externas

Edelmar Lima lança ‘Três Pontos’, sua primeira antologia de poemas

Obra reúne textos criados desde o fim dos anos 1970, divididos em três partes: emoção, memória e espaço

.
Foto: Enaile Almeida

Em uma primeira antologia de poemas, Edelmar Lima compõe uma espécie de biblioteca pessoal de momentos de emoção. O livro Três Pontos reúne escritos criados a partir do final dos anos setenta, organizados em três partes. A primeira é um conjunto de textos sobre amor e paixão, identificada como a expressão da emoção. Na segunda, estão articuladas as experiências sonhadas e vividas e a mistura da linha que separa real e imaginário, resgatadas pela memória. A parte final fecha a antologia com poemas que se integram pela noção de espaço, tanto de lugares reais e simbólicos, quanto imaginários, buscados e perdidos. Os três pontos se unem numa tentativa, pelo exercício da memória desdobrada em palavras, de reconstruir e localizar o existir no mundo, mas com a consciência de que é sempre apenas isso: uma tentativa. O próprio autor afirma: “Nosso sentido está nas entrelinhas, não nas palavras”. Somos histórias incompletas, que só se completam nas lacunas.

O poeta e consultor de empresas Edelmar Lima se define como um escritor de momentos de emoção.
O poeta e consultor de empresas Edelmar Lima se define como um escritor de momentos de emoção. Arquivo Pessoal

Para saber mais sobre o processo criativo de Três Pontos e conversar sobre as temáticas que constituem o livro, o programa Universo Literário conversou com o poeta e consultor de empresas Edelmar Lima. Na entrevista ele fala também sobre seu percurso literário, a relação do título com a divisão do texto, o diálogo entre memória e escrita e o amor à literatura.

Ouça a conversa com a apresentadora Michelle Bruck:

Três pontos, de Edelmar Lima, foi lançado neste ano pela Páginas Editora e pode ser encontrado em livrarias físicas e virtuais e também na página da editora, em paginaseditora.com.br.

Produção: Enaile Almeida e Félix de Alcântara, sob orientação de Alessandra Dantas e Luiza Glória