Notícias Externas

Edição 01/06/2012 Jornal UFMG

Cobertura Eleições 2012 A: O núcleo de jornalismo da Rádio UFMG Educativa começa a cobrir a partir de hoje no Jornal UFMG as eleições municipais 2012.
E este ano, nas eleições municipais, mais de 138 milhões de eleitores brasileiros vão às urnas, mas o número exato só vai ser divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral no mês que vem. De qualquer forma, o primeiro turno do pleito já está marcado para 07 de outubro e vai mobilizar brasileiros nas 566 cidades do país. Daqui a menos de dez dias, começa o prazo para que as legendas escolham seus candidatos nas convenções partidárias que se encerram em 30 de junho. Ouça reportagem de Soraya Fideles.

COBERTURA ELEICOES - PRIMEIRA MATERIA - 01-06-2012.mp3

Cobertura Eleições 2012 B: Na próxima semana, cada coluna vai ser dedicada à discussão sobre os principais desafios dos novos gestores municipais na política, na educação, na área de meio ambiente e nas questões que envolvem toda a região metropolitana. Vamos dar a largada dessas análises hoje, com nosso colunista, professor do Departamento de Ciência Política da UFMG, Carlos Ranulfo. Nesta sexta-feira, ele aponta cenários possíveis para a disputa no Executivo, que vão se definir mesmo depois do lançamento das candidaturas oficiais. Ouça entrevista concedia à jornalista Fernanda Sabino.

MEIO AMBIENTE - CICLO DE DEBATES - 01-06-20102.mp3

Cobertura Eleições C: No dia sete de outubro, os eleitores vão às urnas para eleger prefeitos e vereadores. Para garantir que os cidadãos possam exercer esse direito, tem gente que troca o domingo de clube e futebol pelo trabalho nos colégios eleitorais. São os mesários voluntários. O TRE - Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais está cadastrando interessados. Ouça reportagem de Luiz Felipe Nunes.

COBERTURA ELEICOES - PRIMEIRA MATERIA - 01-06-2012.mp3

Meio Ambiente: Desenvolvimento socioambiental é tema do Ciclo de Debates “Rumo à Rio+20 e à Cúpula dos Povos: tecnologias sociais, sustentabilidade e superação da pobreza”. O evento é promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais durante todo o dia de hoje. Ouça reportagem de Jéssika Viveiros.

MEIO AMBIENTE - CICLO DE DEBATES - 01-06-20102.mp3