Notícias Externas

Edição 02/11/2012 Jornal UFMG

De olho na cidade: Cerca de cento e vinte e cinco mil pessoas devem passar pelos cemitérios municipais de Belo Horizonte neste dia de Finados. A Fundação Municipal de Parques montou um esquema especial nos cemitérios do Bonfim, Consolação, da Paz e Saudade para receber os visitantes. Muitos belo-horizontinos usaram a folga do feriado para visitar os entes queridos que já morreram. No Cemitério do Bonfim, na regional Noroeste de Belo Horizonte, a movimentação foi intensa. Ouça reportagem de Luiz Felipe Nunes.

DE OLHO NA CIDADE DIA DE FINADOS 02-11-2012.mp3

Política: A partir de primeiro de janeiro de 2013, mais da metade dos gestores que vão assumir as prefeituras vão ser novos. Do total de 358 que tentaram a reeleição em Minas, apenas 173 obtiveram sucesso e vão governar as cidades pela segunda vez consecutiva. Será que a política brasileira vive um momento de renovação? Esse é o tema da coluna de hoje com o professor do Departamento de Ciência Política da UFMG Carlos Ranulfo. Ouça reportagem de Paula Alkmim.

POLITICA 02-11-2012.mp3

Questões do Enem: Ao ongo desta semana, você acompanhou aqui na UFMG Educativa uma série de reportagens sobre as novidades do Enem 2012, como a mudança no sistema de correção da redação e a adoção da lei de cotas, além dos reflexos do Exame para a educação, tanto no ensino médio quanto no ensino superior. Mas quando se fala em Enem, diante dos problemas enfrentados nos anos anteriores, uma questão que sempre vem à tona é: será que o Enem é seguro? Na tentativa de garantir que tudo ocorra bem, o Ministério da Educação tomou algumas medidas para reforçar a segurança. Mas será que é possível aplicar um Exame com essas dimensões sem nenhuma falha? Esse é o tema da última reportagem da série “Questões do Enem”, que tem produção de Gabriela Costa. Ouça.

QUESTAO DO ENEM 2012 02-11-2012.mp3

Enem 2012 A: Acompanha as ultimas informações sobre o Enem 2012. Ouça reportagem de Paula Alkmim.

Enem 2012 B: Os estudantes que vão fazer o ENEM neste fim de semana devem tomar cuidado não só com a chuva e horário limite para a chegada aos locais de prova. Outro aspecto que pode influenciar no rendimento dos candidatos é a alimentação. Ouça reportagem Afonso Sepulveda.

Internacional: Pesquisa do jornal Washington Post aponta que quase oito em cada dez eleitores considera que o presidente Barack Obama fez um “excelente” ou “bom” trabalho na sua atuação em relação à tempestade. O candidato Romney foi quase tão bem avaliado quanto Obama, com 73% avaliações positivas à sua atuação. Mas 21% acharam que a resposta do candidato republicano não foi muito boa ou ruim, contra 8% de eleitores com a mesma opinião em relação ao democrata Obama. Será que a tempestade Sandy pode influenciar nas eleições no País? Sobre esse assunto, acompanhe entrevista com a cientista política da Universidade Federal de São Carlos, Maria do Socorro Souza Braga. A entrevista foi concedida à repórter Gabriela Terenzi. Ouça .

INTERNACIONAL ELEICOES EUA 02-11-2012.mp3