Notícias Externas

Edição 08/11/2012 Jornal UFMG

BH na Copa: A Fifa confirmou agora a pouco as seis cidades que vão receber jogos da Copa das Confederações no Brasil, em 2013. A lista inclui Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, além das ameaçadas Recife e Salvador, onde as obras estão atrasadas. Durante evento no Museu do Futebol, em São Paulo, Fifa também anunciou o preço dos ingressos para os jogos do campeonato. Ouça reportagem de Laura Marques.

BH NA COPA COPA DAS CONFEDERACOES 08-11-20012.mp3

De olho na cidade: A duplicação da Antônio Carlos, as obras do BRT, as propostas de ampliação do metrô. Nos últimos tempos Belo Horizonte recebeu obras para se preparar para os grandes eventos dos próximos anos: Copa das Confederações e Copa do Mundo de 2014. Mas como a cidade lida com essas mudanças, que muitas vezes mudam a paisagem e as relações entre cidadãos e espaço urbano? Questionamentos como esses dão o tom do primeiro seminário do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG, que tem o tema “As transformações da cidade” e que acontece até esta sexta-feira, na Escola de Arquitetura. Ouça reportagem de Amélia Gomes.

DE OLHO NA CIDADE DUPLICACAO DA ANTONIO CARLOS 08-11-2012 l.mp3

Internacional: Após a escolha de Barack Obama para governar os Estados Unidos pelos próximos quatro anos, agora é a vez da China definir seu futuro comandante. Os 2 mil 270 delegados do partido comunista se reúnem em Pequim a partir de hoje no Décimo Oitavo Congresso do Partido Comunista chinês. O evento, que acontece a cada cinco anos, tem a missão de escolher novos líderes, traçar o futuro político e econômico da nação, além de reformar a Constituição. Para entender melhor o sistema político chinês e os impactos da mudança no partido comunista no mundo, a repórter Gabriela Costa conversou com o diretor acadêmico das Faculdades Integradas Rio Branco e especialista em política chinesa, Alexandre Uehara. Ouça.

INTERNACIONAL CHINA 08-11-2012.mp3

Educação: Governo Federal lança Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em cerimônia no Palácio do Planalto. A meta é garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade. Entre as ações do Ministério da Educação, estão previstas a elaboração de uma avaliação para o terceiro ano do ensino fundamental e a oferta de cursos de formação continuada para professores alfabetizadores. Ouça reportagem de Gabriela Terenzi.

EDUCACAO PACTO NACIONAL 08-11-2012.mp3

Vestibular 2013: Os mais de sessenta mil inscritos no vestibular UFMG 2013 devem ficar atentos, pois a partir da próxima segunda-feira vão precisar complementar dados cadastrais para disputarem as vagas como cotistas ou na livre concorrência. A UFMG divulgou ontem as alterações no concurso para atender à Lei das Cotas já no próximo vestibular. Ouça reportagem de Amélia Gomes.

VESTIBULAR 2013 - 08-11-2012.mp3