Notícias Externas

Virada da Consciência discute racismo, racismo estrutural e protagonismo negro

Temática da edição 2020 relembra o assassinato de George Floyd, em maio deste ano

Virada da Consciência é realizada pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras
Virada da Consciência é realizada pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras Foto: Divulgação

De 17 a 22 de novembro é realizada a Virada da Consciência 2020, evento promovido pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras, Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural. O objetivo é amplificar as discussões e reflexões sobre racismo, racismo estrutural e protagonismo negro em diferentes áreas. A edição segue a temática É Floyds! - Os joelhos invisíveis que estão por aí, em lembrança ao assassinato de George Floyd, homem negro asfixiado por um policial branco estadunidense em maio deste ano.
Integram a programação o Troféu Raça Negra, concedido a 11 personalidades com forte atuação na sociedade em prol da igualdade racial; uma homenagem a Luiz Melodia; a Flink Sampa, Festa do conhecimento Literatura e Cultura Negra; o Festival Minuto, concurso de vídeos de um minuto feito por estudantes da rede pública do estado de São Paulo; o Seminário Internacional da Consciência Negra; as Jornadas da Diversidade, feita pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial; e a BlackTekFest, feira de experiências tecnológicas que reúne ciência e tecnologia com empreendedorismo.
Para saber mais sobre a Virada da Consciência e os eventos que a compõe, o programa Noite Ilustrada recebeu o fundador e reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente. 

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Produção: Jaiane Souza 

Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória