EEFFTO celebra 50 anos de federalização

Homenagens marcaram reunião extraordinária da Congregação da Unidade

Mesa reuniu dirigentes da Administração Central e da EEFFTO
Mesa reuniu dirigentes da Administração Central e da EEFFTO Thiago Peruch/ Assessoria EEFFTO

Em reunião extraordinária de sua Congregação, a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) comemorou nesta segunda-feira, dia 21, 50 anos de federalização e 40 anos de fundação dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. A cerimônia, realizada no auditório principal da Unidade, foi presidida pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida.

“Esta cerimônia se reveste de um significado especial. Por um lado, celebramos a singularidade da origem no passado do que hoje somos. Por outro, solenizamos a consciência de um presente e sinalizamos para o desenho de um futuro. No plano simbólico, este evento aponta para o legado de uma tradição e também consolida os valores desta Instituição quase centenária que é a UFMG”, disse a reitora.

Sandra Goulart lembrou que o cinquentenário de federalização da EEFFTO coincide com a própria reforma universitária iniciada no ano anterior, em 1968. "À época, a UFMG estava às voltas com uma reconfiguração de sua estrutura interna, com a reforma universitária, que se revelaria decisiva, definidora do que nós hoje viemos a ser. Articulava-se, assim, a criação dos institutos, das escolas, das faculdades e dos departamentos. Preparávamos o nosso primeiro vestibular unificado para ingresso em todos os cursos. Ao mesmo tempo, inseríamos em nossa agenda o desenvolvimento da pesquisa, da pós-graduação e da extensão”, destacou a reitora.

O diretor Gustavo Pereira Côrtes destacou que o objetivo da reunião transcendia as comemorações dos 50 anos da federalização. “Não podemos esquecer do início, em 1952 [ano de fundação da Unidade], dos 50 anos de regulamentação dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Brasil e dos 40 anos do início desses cursos aqui na UFMG”, afirmou ele.

Wanda Proença: no topo do mundo
Wanda Proença em primeiro plano: no topo do mundo Thiago Peruch/ Assessoria EEFFTO

Homenagem
A servidora aposentada Wanda Fernandes Proença foi homenageada durante a cerimônia. “Wandinha”, como é conhecida na EEFFTO, recebeu da mão do diretor e da vice-diretora, Lygia Paccini Lustosa, a medalha de reconhecimento honorífico por sua competência, dedicação e lealdade institucional. Emocionada, a servidora, parafraseando a cantora Ana Vilela, agradeceu o reconhecimento aos serviços que prestou à Escola.

“Sinto o que é chegar ao topo do mundo. O topo do mundo é a UFMG, e a EEFFTO foi a estrada  percorrida, que tanto me fortaleceu. Servimos a uma das melhores instituições de ensino superior do país, com o melhor que tínhamos a oferecer. Aprendemos a amá-la como um diamante, que precisava ser lapidado e cuidado todos os dias”, declarou.

Os atuais integrantes da Congregação receberam o broche especial de 50 anos de federalização. Ex-diretores e servidores aposentados, por sua vez, foram agraciados com placas. Também foi descerrada uma placa comemorativa, que será instalada no terceiro andar da Escola.

A cerimônia também contou com visita à exposição dos 50 anos no Centro de Memória e apresentação do Grupo Sarandeiros.

Breve histórico
Em 21 de outubro de 1969, a Escola de Educação Física de Minas Gerais foi incorporada à UFMG por meio do Decreto-Lei 997. A inserção definitiva deu-se com a instalação da Congregação da Escola de Educação Física, em 1973. Seis anos depois, os cursos de graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional iniciaram suas atividades. A Resolução Complementar 01/2001, de 5 de julho de 2001, alterou o nome da Unidade para Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Cíntia Militina, Iago Proença e Thiago Peruch / Comunicação EEFFTO