Pesquisa e Inovação

Professor de Barcelona vai abordar papel dos pesquisadores nos conflitos sociais

Psicólogo Lupicinio Íñiguez-Rueda faz conferência nesta sexta. Ele é o convidado do programa de cátedras do Ieat em parceria com a Fundep

O papel da investigação e dos pesquisadores nos palcos das ações públicas e em contextos de conflito social será o foco da abordagem do professor Lupicinio Íñiguez-Rueda, da Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha), em conferência na próxima sexta-feira, dia 27, às 14h, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas. A atividade é aberta ao público, mediante inscrições por formulário on-line

Estudioso reconhecido no campo da psicologia social crítica e análise de discurso, autor de referência na América Latina, Íñiguez-Rueda participa do Programa Cátedras Fundep/IEAT. Ele desenvolve série de atividades na UFMG, entre as quais, o Seminário Gênero, Feminismo e as Cidades, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão, que terá seu último encontro na próxima quinta, 26.

Na conferência intitulada Sobre sermos colaboradores não invasivos em locais de conflito social, o pesquisador vai destacar que território e comunidade são elementos indissociáveis na constituição do espaço social, defendendo que o pesquisador deve ser um ator competente e reconhecido no contexto.

No campo ético-político, ele explica que “a organização social comunitária é idiossincrática e sui generis, assim como sua inserção nos aparelhos do Estado. “O pesquisador não pode aceitar nenhuma forma de ação que implique autoritarismo ilustrado”, afirma Íñiguez-Rueda no resumo de sua apresentação.

Íñiguez-Rueda: imposição de categorias próprias da ciência é forma violenta de poder Arquivo pessoal

Ainda segundo o pesquisador, os saberes, sejam acadêmicos ou produzidos pelas pessoas comuns, resultam dos mesmos mecanismos e processos de produção. “A imposição de categorias conceituais e analíticas próprias da ciência constitui forma extrema e violenta de poder”, enfatiza Lupicinio Íñiguez-Rueda, que foi indicado pela professora Claudia Mayorga, do Departamento de Psicologia e pró-reitora adjunta de Extensão.

Sobre o catedrático

Doutor em Filosofia e Letras (Psicologia) pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), onde é catedrático de Psicologia Social, Lupicinio Íñiguez-Rueda é membro de grupos como o Barcelona Science and Technology Studies Group. É editor das revistas Athenea Digital, Revista de Pensamiento e Investigación Social e Quaderns de Psicologia.

Seus estudos concentram-se na interseção da Psicologia com as políticas públicas e, mais concretamente, na contribuição da psicologia social à análise de políticas públicas, especialmente as relacionadas com a saúde. É autor de 99 trabalhos científicos e editou, com Tomás Ibáñez, as obras Critical social psychology (London: Sage, 1997) e Manual da análise do discurso em Ciências Sociais (Petrópolis, RJ: Vozes).