Notícias Externas

Em entrevista, programa Conexões aborda controvérsias sobre Josef Stalin

Líder comunista e soviético nasceu há exatos 140 anos, em 18 de dezembro de 1878

Josef Stalin, em 1945
Josef Stalin, em 1945 Domínio público

O nome Stalin significa, em russo, “homem de aço” e pertence a um dos políticos mais conhecidos e controversos da história mundial. Nascido na Geórgia, no dia 18 de dezembro de 1878, Josef Stalin foi um político e revolucionário comunista que governou a União Soviética de meados da década de 1920 até a sua morte, em 5 de março de 1953.

Desde a adolescência, Stalin se viu envolvido com grupos revolucionários sociais-democratas. Aos 39 anos, participou ativamente da Revolução Bolchevique, na Rússia, em 1917. Foi nessa mesma época que conheceu Lênin, político e teórico russo, de quem seria amigo e sucessor no comando do governo soviético.

Josef Stalin foi o líder que ficou por mais tempo à frente do poder supremo da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Ele liderou o governo soviético por 33 anos, período no qual cerca de 20 milhões de pessoas morreram – ou de fome ou vítimas de perseguição política.

Nesta terça-feira, 18, dia em que se lembram os 140 anos do nascimento de Josef Stalin, o programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, falou sobre o líder político, em entrevista com Thales Monteiro Freire, bacharel em Ciências do Estado e mestrando em Direito na área de Estudos Estratégicos pela UFMG.

Ouça a conversa com Hugo Rafael e Gabriela Sorice-18-12-2018.mp3

Produção de Giulliana Santos, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória